Agricultores paraibanos colhem final da safra 2007 neste mês

Os agricultores da Paraíba, que aproveitaram o inverno prolongado para estender o plantio de grãos, finalizam neste mês a colheita referente ao ciclo 2007/08 e segundo o superintendente da Conab no estado, Ângelo Viana, os trabalhadores do Cariri receberam sementes do seguro safra e resolveram continuar plantando, sementes que na opinião daquela autoridade tiveram qualidade superior aos do ano passado.

Na opinião da assessoria daquela companhia, o Nordeste, onde ainda não foi efetuada pesquisa de campo do ciclo atual, em razão do calendário agrícola que começa no início do ano na região, os dados do período anterior foram mantidos.

Aquela assessoria informou que o superintendente é da opinião de que para as estimativas de produtividade, foi feita uma média dos últimos cinco anos, com exceção dos anos atípicos como 2006/07, quando houve grande perda da produção na Paraíba e no Ceará. “Segundo o levantamento da Conab para 2008/09, a safra de arroz no estado está estimada em 9,7 mil toneladas, 4% a mais que a passada. Entretanto, houve retração quanto à produção de milho que passa de 128 para 120 mil toneladas, com diminuição de 6%. A produtividade também caiu de 666 para 625 kg/hectare”, informou aquela assessoria ao contatar com Stúdio Rural, acrescentando que a área de plantio do feijão deve ser de 203 mil ha, com produtividade de 427 kg/ha, abaixo da média nordestina, de 446 kg/ha. “Mesmo assim, a produção de 87 mil toneladas coloca o estado como o 4º maior produtor da cultura no Nordeste”, finaliza.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top