Alunos de EAAC visitam assentamento em Campina Grande e conhecem alternativas para a estiagem

Um grupo de alunos da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no município de Lagoa Seca, visitou experiências exitosas de convivência com o semiárido trabalhadas por agricultores e agricultoras familiares no Assentamento José Antônio Eufrouzino, localizado no distrito de São José da Mata, em Campina Grande.
style=font-family: calibri;=>
Segundo a assessora de comunicação da Coonap, Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção, Karina Araújo, os alunos fizeram a visita acompanhados pelo professor Fábio Agra e foram recepcionados pelo técnico em agroindústria Josiel Carlos Felipe e o engenheiro civil Fernando Gomes Filho, daquela cooperativa que prestam assistência técnica, social e ambiental ao assentamento. “Durante a visita, os alunos receberam explicações dos assentados que integram o Coletivo Unidos no Campo, com quem puderam tirar dúvidas sobre o trabalho desenvolvido por eles. No Banco de Sementes, o professor Fábio Agra falou aos alunos sobre a sua importância, inclusive em relação à independência dos agricultores, que passam a não mais depender das sementes entregues pelos governos”, explica aquela assessoria acrescentando que dentre as experiências e tecnologias, os alunos foram até o tanque de pedras com ampla capacidade de armazenamento de água da chuva e é utilizado por 49 das 101 famílias daquele assentamento para cozinhar e também para consumo humano e dos animais.
style=font-family: calibri;=>
Karina explicou ainda que a silagem também foi visitada pelos futuros técnicos agrícolas, que em seguida assistiram a um vídeo sobre o trabalho coletivo no assentamento, com depoimentos dos próprios agricultores e que ao final da visita, o professor agradeceu pela acolhida e pelo conhecimento proporcionado aos alunos.
style=font-family: calibri;=>
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top