Assentados do Incra em município do Cariri receberão primeira assessoria técnica

Pela primeira vez na sua recente história, os moradores do assentamento José Jovem, no município de Boa Vista, no Cariri paraibano, estarão recebendo Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), através dos técnicos da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção).

A informação é da assessora de comunicação daquela cooperativa, Karina Araújo, explicando que aquele assentamento foi criado pelo Incra-PB em 2012 e possui 1.293 hectares, onde estão assentadas 40 famílias de trabalhadores rurais. “Neste momento, depois de uma visita ao assentamento e conversas com os assentados, o engenheiro agrônomo Hugo da Costa Araújo, a assistente social Rosemary Gomes e o médico veterinário Janduy Silva Marinho estão elaborando um diagnóstico sobre o assentamento que será acompanhado por eles”, explica aquela assessora ao dialogar com Stúdio Rural.

Aquela assessora explica que os demais técnicos também estão fazendo um levantamento dos outros 27 assentamentos que serão acompanhados por aquela cooperativa, alguns deles pela primeira vez e que foi realizada uma Oficina de Nivelamento Metodológico para Elaboração do Plano Executivo do Programa de Ates 2014/2015 contando com participação de agricultores e técnicos da cooperativa. “De acordo com o levantamento feito pelos técnicos da COONAP, o assentamento José Jovem foi criado na antiga fazenda Juá e o tipo de economia que prevalece entre as famílias é a agricultura familiar, tendo como base a produção de milho e feijão. Um dos problemas detectados foi o abastecimento de água, que é feito a cada quatro meses, através de um carro-pipa”, explica acrescentando que o assentamento José Jovem é um dos cinco que serão acompanhados pelos técnicos daquela cooperativa pela primeira vez. “Além dele, estão Gravatá e 1º de Maio, em Pocinhos; Pequeno Richard, em Campina Grande; e Trincheiras de Carnoió, em Riacho de Santo Antônio. No total, a cooperativa estará acompanhando 28 assentamentos em 14 municípios paraibanos e um total de 1.092 famílias”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top