Cabaceiras sedia Encontro integrativo de mulheres cooperativistas do Estado da Paraíba

Mulheres empreendedoras nos diversos ramos do cooperativismo paraibano participaram de um encontro amplo na cidade de Cabaceiras, evento que aconteceu numa promoção do Sistema OCB Paraíba, representou uma capacitação e ao mesmo tempo espaço para conhecer o potencial turísticos, a força do cooperativismo no artesanato do couro, da caprinocultura e arranjos produtivos locais que contam com a força do trabalho da mulher na gestão parceira dos negócios.

Denominado Dia de Integração com mulheres cooperativistas, o evento foi organizado pelo Comitê de Mulheres ‘Elas pelo Coop’, numa iniciativa da OCB/PB e foi evidenciado no Painel Cooperativo daquele Sistema objetivando compartilhar o conjunto das ações com a participação parceira das mulheres para o fortalecimento dos diversos ramos produtivos cooperativado em todo o estado fazendo alusão ao 08 de março Dia Internacional da Mulher.  “O grande objetivo da iniciativa é, primeiro, trazer para as mulheres cada vez mais o conhecimento da constituição do Comitê Mulher do Sistema OCB, que a gente está atuando já e levando para as nossas cooperativas várias ações, essa especificamente é uma comemoração com o grande foco de fazer integração entre as mulheres com a representação de nossas cooperativas”, explica a gerente de desenvolvimento de cooperativos, Ana Margarida, em entrevista no Painel, via jornalista Gil Oliveira.

Painel traz detalhes do encontro evidenciando o conjunto das atividades numa cidade conhecida pela sua riqueza cultural e empreendedorismo nas artes, no turismo e no cooperativismo paraibano. “Durante o Dia de Integração, as mulheres visitaram pontos turísticos da cidade como o letreiro da ROLIUDE NORDESTINA e o Lajedo do Pai Mateus”, explica Gil durante argumentação expositiva no Painel ( Clique e veja) acrescentando visitações feitas em outros empreendimentos como o Siccob Paraíba e a cooperativa de trabalho dos artesãos e curtidores em couro do Distrito de Ribeira. “O roteiro do encontro contou com uma ação educativa com a apresentação do Programa Cooperjovem na região que conta com o apoio da Arteza em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, reforça Gil.

O Cooperjovem é o programa educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro que leva o cooperativismo para as escolas. Com o propósito de desenvolver protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera, o Cooperjovem está alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e, tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, desenvolver a: Educação Cooperativista, Educação Empreendedora, Educação Financeira e Educação Ambiental (Portal Sebrae).

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top