
Campina Grande sedia encontro com servidores do Incra das regiões Norte e Nordeste
Técnicos de Ates das Superintendências Regionais do Incra na Paraíba, Amazonas, Pará (Santarém), Sergipe, Rondônia, Distrito Federal e entorno participaram da Primeira Oficina para Qualificação dos projetos Terra Sol, na Paraíba.
A informação é da assessora de comunicação do Incra-PB, Kalyandra Vaz, explicando que o evento aconteceu de 13 a 15 de outubro, em Campina Grande, e além de 12 técnicos e coordenadores de Ates, a oficina contou a presença de representantes das entidades contratadas pelo Incra/PB para prestar assistência aos assentamentos: Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão (Caaasp), Cooperativa de Prestação de Serviços de Reforma Agrária (Cooptera), Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (Coasp),Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), Associação Centro de Capacitação João Pedro Teixeira (ACCJPT) e Instituto Penha e Margarida de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural além de membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba e Sergipe. “O evento teve ainda a presença de representações da Incubes (Incubadora de Empreendimentos Solidários) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Frei Beda de Desenvolvimento Sustentável, que desenvolve ações em áreas de assentamentos do Alto Sertão paraibano”, explica Kalyandra ao dialogar com Stúdio Rural.
Vaz explica que a organização foi da coordenação de Ates do Incra/PB e Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS) – contratada pelo Incra/PB para promover a articulação institucional e assessoria técnico-pedagógica às equipes que prestam assistência técnica aos assentamentos. “Um dos pontos principais do encontro foi buscar por novos resultados e melhorias no desenvolvimento de ações que estão sendo planejadas e executadas pela equipe de Ates. Outro objetivo foi discutir as ações do Programa Terra Sol e a troca de experiências exitosas entre os estados, além de estabelecer diálogo com gestores de políticas públicas estaduais para futuras parcerias.
Ainda, segundo aquela assessora, durante as atividades, foi realizada a apresentação dos resultados alcançados nos últimos trabalhos desenvolvidos. “Entre eles, estão a formação e capacitação e monitoramento das equipes técnicas, amostra das relações de planejamento das ações nos núcleos de território, aprimoramento de sua comunicação e marketing e melhoria na sistematização de processos”, relata Kalyandra Vaz.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário