Caprino de assentado da reforma agrária ganha o 1º lugar em concurso da Festa do Bode Rei

O assentado Jerônimo Sampaio(foto direita), agricultor morador no Assentamento Serra do Monte, município de Cabaceiras, no Cariri Oriental paraibano, colocou a prova a capacidade e a eficiência produtiva nos assentamentos rurais paraibanos quando expões um reprodutor da raça Boer e no concurso conquistou o primeiro lugar numa disputa com diversos outros animais apresentados por diversos caprinocultores da região.

Morador do assentamento que recebe assessoramento técnico da Coonap, Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção aquele empreendedor disse da alegria de ter participado e garante que as famílias agricultoras estão melhorando a capacidade de produção e produtividade, adotando novos conhecimentos e tecnologias que são compartilhados por agentes técnicos da coonap a exemplo do acompanhamento do veterinário Janduy da Silva Marinho(foto esquerda) responsável pelo acompanhamento na criação das famílias assentadas. “Aprendemos que na caprinocultura não se perde nada, inclusive a gente diz que não se perde nem o berro, até o berro do bode é aproveitado, além da produção do leite, da carne o do couro para o artesanato de nossa região que tem fortalecido muito essa cadeia”, explica ao dialogar com nosso público ouvinte.
Janduy Marinho é veterinário assessor técnico da Coonap junto a diversos assentamentos rurais e, no Serra do Monte, foi estimulador no sentido de fazer com que os criadores participassem expondo no evento. “Inicialmente foi um trabalho em que nós que fazemos parte do Coonap dando assistência estimulando para que o criador possa ter aquele animal reprodutor para melhorar mais a potencialidade da caprinocultura que já existe em Cabaceiras, então estamos trazendo os assentados com as raças anglo-nubiana pra leite e o boer para corte nesta apresentação e a gente fica muito satisfeito porque esse é um trabalho muito delicado e requer paciência pra você colocar isso para o produtor de que ele tem como boa alternativa para a convivência com a seca”, relata ao dialogar com Stúdio Rural, produtor e apresentador do Programa Domingo Rural. 
Antônio Manoel de Brito, Antônio Caboco, é outro expositor do mesmo assentamento rural, participou do Bode Rei e do Programa Domingo Rural falando sobre a experiência vivida no assentamento Serra do Monte e garante que, com o estímulo da cooperativa, levou animais para o processo de exposição e venda e disse que está muito satisfeito com a participação expositiva e com o acompanhamento feito pela cooperativa Coonap. “A coonap faz um trabalho bom, é bom porque a gente tem o acompanhamento na hora de vacinar com tudo por conta deles, ele diz como é que a gente deve fazer, ensina tudo a gente e isso é muito bom. Depois que a Coonap entrou lá melhorou mais, isso porque eles ensinam como é que a gente deve fazer e tudo é só melhora para gente”.     
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top