Caturité sediará Dia de Campo sobre forragem do sorgo integrada a diversidade forrageira
O município de Caturité, Cariri Oriental da Paraíba, sediará um Dia de Campo sobre a cultura e silagem do sorgo integrado a diversas outras culturas alimentares para a segurança alimentar do rebanho pecuário.
O Dia de Campo acontecerá no próximo dia 11, na comunidade Campo de Emas, propriedade do agricultor pecuarista, Hemetério Duarte da Costa, Teteto, e acontece numa promoção do IDS, Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável e do Procase, Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú em parceira com o Insa, Instituto Nacional do Semiárido.
Duarte da Costa explicou que uma área de 10 hectares está plantada com sorgo e uma outra área menor está plantada com um consórcio de moringa, feijão guandu, melancia de cavalo, cultura margaridão, milheto, palma forrageira e algodão mocó que serão trabalhados numa composição proteica e energética que ofereça maior autonomia e independência para com o mercado. “Minha intenção é comprar o mínimo de ração possível”, relata Duarte da Costa lembrando que todas as culturas serão convertidas em silos e fenação.
Conforme o coordenador do IDS, Valdivan Ferreira de Almeida, a ação acontece dentro da assessoria técnica do IDS contratada pelo Procase a 20 projetos produtivos do Cariri oriental, financiados pelo acordo de empréstimo entre o FIDA e o Governo do Estado da PB, por meio da secretaria de estado da agricultura familiar e desenvolvimento do semiárido. “É parte de um programa de formação técnica coordenado e executado pelo IDS aos agricultores e criadores de animais beneficiários dos projetos produtivos do Procase”, explica aquele coordenador em contato com Stúdio Rural.
Hemetério Duarte disse acreditar que ao final da colheita terá uma produção armazenada que superará 300 toneladas de ração que será estocada para uso na alimentação do rebanho nas épocas de verão. “Alimentaremos aqui uma faixa de uns 80 animais entre bovino, caprinos e ovinos, até para as galinhas também vai servir”, explica aquela liderança em contato que será trabalhado no Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo do próximo final de semana.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural




Enviando...
Deixe seu comentário