Ceará faz teste de desempenho de ovinos

Iniciou-se no Cariri, no município de Araripe-CE, o 1º Teste de Desempenho de ovinos da raça Santa Inês do Estado do Ceará. O objetivo do trabalho é permitir que os criadores possam comparar o méritogenético de seus animais e, a partir daí, identificar reprodutores com potencial para promover o melhoramento genético dos rebanhos.

Segundo a assessora de comunicação da Embrapa Caprinos, Verônica Freire, o teste é fruto da parceria entre Embrapa Caprinos, Sebrae-CE, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Campos Sales (ACCOCS), Abatedouro e Frigorífico German, Fazenda Belém e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA). “Como explica o pesquisador Olivardo Facó, da Embrapa Caprinos, o mérito genético total é um índice que fornece ao criador oportunidade de escolher animais geneticamente superiores. Isso é necessário porque o valor econômico de um animal como reprodutor não é determinado por uma característica isolada, mas sim, pelo conjunto das características de maior interesse econômico, para as quais ele transmite genes para os seus descendentes”, relata Freire.

Ao contatar com Stúdio Rural, ela informou que estão participando do teste animais do rebanho da Embrapa Caprinos; do rebanho da Fazenda Misterioso (Sobral – CE) do criador Reginaldo Rocha; do rebanho da Fazenda Calugy (Jardim – CE) do Criador Edmilson Miranda e do rebanho MOS (Campos Sales – CE) do criador Maurilio Oliveira. “O teste tem previsão para encerramento no dia 19 de julho próximo”, finaliza.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top