Cinco microrregiões do Alto Sertão discutem criação do Fórum de desenvolvimento territorial

Durante esta quinta, sexta-feira e sábado(19, 20 e 21/03) lideranças das cidades de Cajazeiras, Aparecida, Catolé do Rocha, Pombal e Ibiara estarão se reunindo com o objetivo de discutir o desenvolvimento territorial daquela região sertaneja, buscando o desenvolvimento e fazendo com que as políticas básicas sejam universalizadas. Esta etapa de reunião ficou agendada numa reunião que aconteu no dia 15 de fevereiro último no Sindicato de Trabalhadores Rurais da cidade de Aparecida e que envolveu segmentos diversos de diversos municípios daquela região(Clique e leia).

Nesta quinta-feira o evento acontecerá na cidade de Cajazeiras no Centro Pastoral a partir das 09 horas e na parte da tarde, às 14 horas, na cidade de Sousa tendo como local a Secretaria Municipal de Educação. Na sexta-feira(20) e encontro será na cidade de Catolé do Rocha às 09 horas e às 14 horas na cidade de Pombal na Pastoral da Saúde. Já no sábado o encontro será na cidade de Ibiara tendo como local o Ginásio de Esportes.

Segundo o delegado federal do desenvolvimento agrário, Marenilson Batista da Silva, os segmentos de cada município já têm claro que a saída está na integração de políticas, integração de ações, no desenvolvimento conjunto onde os gestores participam e onde a sociedade civil e governos dialogam na busca de construção de parcerias para a execução de ações concretas que melhorem a estrutura do coletivo de municípios e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas em cada município.

Batista informou que primeiramente as pessoas compreenderam o que é desenvolvimento territorial, a importância que tem a força conjunto da sociedade civil e gestores públicos na busca de soluções para seus problemas; num segundo passo a região busca se constituir enquanto território buscando das esferas federais, estaduais e municipais projetos que garanta o desenvolvimento da região de forma territorial. “A proposta do desenvolvimento territorial é primeiramente as pessoas quererem, dizer: eu quero participar, quero estar dentro de uma política que integra outras políticas e exatamente neste sentido é que o pessoal do Alto Sertão e do Vale do Piancó estão dizendo que querem ser território, querem que as políticas sejam discutidas de forma integrada, querem que a assistência técnica seja discutida de forma territorial, querem que o Garantia Safra seja discutido, que o crédito seja discutido de forma territorial porque tenho certeza que os municípios se ajudam quando trabalham de forma integrada”, argumenta Batista ao dialogar com os ouvintes dos Programas e emissoras parceiras de Stúdio Rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top