Cooperativismo paraibano celebra quase meio século de fundação da OCB

A Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba comemorou 49 anos de história enquanto Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba, no último dia 6, tendo como referência de fundação o dia 6 de julho de 1972.

O terma foi evidenciado no Programa Domingo Rural do último domingo(25/07) a partir de informações da assessoria daquela entidade que conforme aquela assessoria, representa 102 cooperativas em atividade, que reúnem 64.706 cooperados, em 40 municípios paraibanos, atua na representação político-institucional do setor e oferece serviços de apoio ao desenvolvimento sustentado das cooperativas filiadas ao sistema. “O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, ressalta a importância da atuação entidade para o desenvolvimento do cooperativismo paraibano”, explica aquela assessoria acrescentando que Pacelli lembrou que ao longo de quase cinco décadas, a OCB/PB se manteve firme em seu propósito de defender os interesses políticos e econômicos das cooperativas e que durante muitos anos a entidade atuou também na formação e no monitoramento da gestão cooperativista, atividade que depois se tornou atribuição do Sescoop.

Conforme aquela assessoria, a então OCEPB foi fundada dois anos após a criação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e que nas duas primeiras décadas de existência, além realizar a representação política e o registro das cooperativas, a Organização também promovia a educação cooperativista, por meio de palestras, cursos e treinamentos dentre outras importantes ações para o fortalecimento do cooperativismo paraibano.

Em 2001, justifica aquele assessoria, a OCEPB conquistou seu registro sindical, passando a chamar-se Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba. A sigla OCB/PB foi adotada em 2010, atendendo à orientação nacional de padronização do Sistema. Atualmente, a entidade é presidida pelo médico André Pacelli, o 7º dirigente da história da entidade. Também passaram pela presidência da OCB/PB os seguintes dirigentes: Carlos Pessoa Filho, Marcos Lemos Baracuhy, William Veloso, Paulo de Tarso Lucena, Rosandro Aranha Montenegro e Agostinho dos Santos.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / OCB-PB

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top