Cultura do umbu sofre primeiro ataque de praga no Oeste baiano

SR131118c umbuA cultura do umbu é tida pelos moradores do semiárido como uma planta bem resistente ao ataque de insetos e pragas, mas é na região do município de Vitória da Conquista, médio Oeste do estado da Bahia, que a cultura apresentou ocorrência de ataque de uma praga que comeu todas as folhas de umbuzais no período do início das chuvas neste ano 2018.

Stúdio Rural entrevistou o agrônomo Dilermando Morais Fonseca falando sobre o tipo de ataque desenvolvido pelo coleóptero observado e garante que a praga desenvolve seu ataque durante o período da noite com resultados desastrosos. “É que uma praga que a gente observou uma ocorrência em 2010 retornou agora este ano no qual a gente já estava no início das chuvas e os umbuzeiros já produzindo, já com frutos já adiantados e houve um ataque assim bastante intenso em que comeu todas as folhas. É um inseto coleóptero que é conhecido popularmente como cascudo, a gente não tem essa identificação ainda dele, mas houve um desfolhamento total que expôs os frutos, temos plantas agora só com os frutos sem as folhas”, explica Dilermando ao dialogar com Stúdio Rural.

Desenvolvendo um trabalho de multiplicação de umbuzeiros gigantes, aquele profissional explicou que vai ampliar as observações junto a centros de pesquisas e de estudos sobre a cultura na região. “Eu vou ver se faço uma coleta deles pra levar para a universidade aqui, para a UESB pra fazer uma melhor identificação”, explica ao dialogar com nosso público ouvinte Domingo Rural e Esperança no Campo

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top