Dois Estados em ação: após encontro de Prodeters na PB agora acontece Dia de Campo sobre abacaxicultura em cidade potiguar

Agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste gestores de Prodeters da abacaxicultura, em parceria, promoveram no primeiro trimestre deste ano, na cidade de Itapororoca, Mata Norte paraibana, um encontro de técnicos de diversas instituições da Paraíba e do Rio Grande do Norte, agricultores e agricultoras interessadas nas discussão sobre o fortalecimento da abacaxicultura em regiões com potencial para o cultivo da cultura.

O encontro parceiro, que aconteceu no dia 03 de março, contou com representações e produtores, técnicos e extensionistas de municípios do Agreste e Mata paraibana associados ao coletivo de profissionais da região Mato Grande Sul do Rio Grande do Norte, objetivou discutir ações de inovação e difusão de tecnologias e visitas técnicas contextualizando sobre a abacaxicultura nos dois Estados e trabalhando um plano de ações territoriais em ambos os Prodeters com visitações a áreas de produção.

Conforme o agente de desenvolvimento do BNB na Paraíba, Kennedy Wanderley, como próximos passos, as entidades promoverão um Dia de Campo sobre a cultura do abacaxi em evento que acontecerá no dia 02 de agosto, no município de Ielmo Marinho, trabalhando a parte teórica na comunidade de Umari e a prática no Assentamento Ramada IV objetivando promover a integração entre técnicos e produtores de abacaxi do RN e da PB.

Programação
08:00 às 08:30 – Abertura do evento: Café da manhã de boas-vindas
08:30 às 09:00 – Tema: BNB – Prodeter e a abacaxicultura
Palestrante: Kennedy Wanderley – BNB
09 às 09:30 – Tema: Combate à Fusariose no abacaxizeiro utilizando taninos
Palestrante: Dr. Rêmulo Carvalho – Empaer-PB
09:30 às 10:00 – Tema: Manejo e conservação de solos para o abacaxizeiro
Palestrante: Dr. Kennedy Nascimento – Facene
10:00 às 10:30 – Tema: Manejo de pragas e doenças na cultura do abacaxi
Palestrante: Dr. Victor Marciano – agrônomo da Agromatos
10:30 às 11:00 – Tema: Visão geral da cultura do abacaxi no RN e de modo especial em Ielmo Marinho
Palestrante: Dr. Hamilton Guerra – Emparn
11:00 às 11:20 – Tema: Jornada Fruticultura na agricultura familiar
Palestrante: Dr. Luiz Gustavo – Emater-RN
11:20 às 12:00 – Tema: Nutrição axilar no abacaxi
Palestrante: Dr. Orlando Marcos de Oliveira – Marcão de Bauru
12:00 às 13:00 – Intervalo: Almoço
13:30 às 15:00 Parte Prática no Assentamento Ramada IV
15:00 – Encerramento

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top