
Domingo Rural evidencia encontro de jovens na discussão de cidadania e políticas públicas em cidade do Sertão baiano
Cerca de 30 jovens da cidade e do meio rural de Campo Alegre de Lourdes participaram da quinta etapa da Escola de Formação da Juventude Rural entre os dias 19 e 20 deste mês janeiro em evento que aconteceu na casa paroquial e na pauta estiveram discussões acerca de cidadania, políticas públicas e organização comunitária.
Conforme informações da CPT da Diocese de Juazeiro-BA, no encontro foram apresentados problemas que as juventudes de Campo Alegre de Lourdes enfrentam, dentre os mais evidentes a escassez de políticas públicas para a geração de trabalho e renda para o segmento juvenil com ênfase o êxodo, fruto da falta de oportunidades inclusivas, que têm provocado a saída de jovens para outras regiões e estados. “Sobre a saída de jovens para outras regiões e estados, o agente da Campanha Nacional de Combate e Prevenção ao Trabalho Escravo Maicon Santos alertou o grupo acerca das falsas promessas de emprego. O agente pastoral apresentou ainda um vídeo sobre relatos de trabalhadores vítimas da escravidão contemporânea”, relata aquela assessoria.
O tema foi trabalhado no Programa Domingo Rural deste domingo(24) justificando que, conforme informações daquela assessoria, a oficina terminou com uma proposta de articulação entre os grupos juvenis campo-alegrenses para reivindicar ao poder público local a promoção de cursos técnicos em diferentes áreas, como a produção agropecuária e que a próxima etapa daquela Escola de Formação deve acontecer no mês de março próximo numa realização da Comissão Pastoral da Terra e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto: CPT – Diocese de Juazeiro-BA
Deixe seu comentário