Em Água Branca, famílias agricultoras recebem capacitação sobre vacinação de animais

SR170718bFamílias agricultoras do município de Água branca, Sertão paraibano, foram capacitadas com conhecimentos sobre vacinação do rebanho numa ação de três dias com instruções teóricas e práticas que habilitou os participantes para o manejo com vacinas e medicamentos destinados aos animais e fez parte de um conjunto de ações no primeiro semestre 2018 entre Emater local, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca.

Conforme o extensionista da Emater local, Robison José Pessoa Lira, a capacitação aconteceu no mês de maio último como forma de fortalecer a pecuária local onde no primeiro dia a capacitação evidenciou as boas práticas e manejo em vacinação: saúde humana e ambiental; vacinas, equipamentos como pistolas, seringas, agulhas e caixas térmicas além de particularidades sobre os currais, bretes e piquetes. No segundo dia de evento a aula foi prática na comunidade rural Cajarana com aplicação de vacinas, manejo animal, manuseio de equipamentos, montagem, desmontagem, lavagem e desinfecção, também sobre a contenção dos animais e principais vias de aplicação de vacinas e medicamentos e cuidados após aplicação. Já na finalização do curso, foi tratado a respeito dos procedimentos para uso de produtos veterinários, tipos de medicamentos e seus usos, vias de aplicação, posologia, período de carência, reações adversas, aquisição e armazenamento e profissionais habilitados para fazer a prescrição (Médico veterinário) e manejo sanitário do rebanho caprino, ovino e bovinos.

Médico veterinário e extensionista da Emater, Robison Lira afirmou que através das aulas foi possível qualificar e melhor especializar a mão de obra em aplicação de vacinas, medicamentos e manejo sanitário animal, gerando renda e promovendo a saúde humana e animal com responsabilidade ambiental e principalmente o bem estar animal. “Durante o curso foi feita exposição de uma grande variedade de produtos e equipamentos veterinários com demonstração de uso e aplicação dos mesmos”, explica Pessoa Lira em parte de sua entrevista que será trabalhada no Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo deste do próximo final de semana.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top