Emater realiza encontro de cooperativas agrícolas em Campina Grande

SR101016aA Emater Paraíba, Regional Campina Grande, promoveu um encontro de cooperativas agrícolas, na última quinta-feira (6), em sua sede, na Avenida Assis Chateaubriand, saída para Queimadas.

Denominado de 1º Encontro das Cooperativas de Agricultores Familiares e Artesanato, o evento comemorou o primeiro aniversário de fundação da Copravida, Cooperativa dos Agricultores Familiares do Semiárido, que tem sede em Queimadas, e constou de ampla programação incluindo uma pauta variada de discussões e troca de experiências, na perspectiva de uma melhor organização e o fortalecimento da atividade no Cariri e Agreste da Paraíba.

O evento foi evidenciado no Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo a partir de entrevistas com o presidente da Copravida, Paulo Cordeiro Santiago; com a gerente de produção da (Hidroçu)Cooperativa Agropecuária da Comunidade Uruçu, em São João do Cariri, Andreza Farias de Brito; e com a assessora estadual de Cooperativismo e Arranjos Produtivos da Emater, Vitória Aparecida Pereira Vitor que detalham a importância do evento e as ações e práticas de superação diante da permanente estiagem pela qual vem passando a agricultura familiar regional e paraibana.

“O encontro é comemorando o primeiro ano de vida da Copravida e um momento de integração e Intercooperação entre as cooperativas, ver a questão de produtos em que, apesar da seca, nosso agricultor guerreiro e corajoso tem produzido, onde a gente está vendo aí as verduras produzidas por ele, o frango produzido por ele, a polpa de frutas também produzida por ele e então a gente tem uma gama de pessoas corajosas que são verdadeiro retrato de nossa Paraíba”, explica Vitória Aparecida, detalhando a mostra feita. “Nós mostramos aqui desde o carro-chefe da Copravida que é a galinha caipira; ao ovino, artesanato e cada empreendimento aqui mostrou o que produz”.

“Esse evento que está acontecendo aqui em Campina Grande é para que a gente possa expandir a nossa produção fazendo ver que é viável criar o frango caipira e a galinha de postura para que venha engrossar o nosso orçamento já que nosso custo de vida está alto e a gente tem que diversificar”, explica o presidente da Copravida, Cooperativa dos Agricultores Familiares do Semiárido, Paulo Cordeiro Santiago.

“Nesta primeira vez que estamos vindo participar desse encontro aqui na Emater, estou achando muito proveitoso porque estamos conhecendo novas pessoas, cooperados de outras cooperativas e pra gente está sendo bem proveitoso”, relata a gerente de produção da (Hidroçu)Cooperativa Agropecuária da Comunidade Uruçu, de São João do Cariri, Andreza Farias de Brito, detalhando a atividade daquela cooperativa. “Nós trabalhamos com hidroponia onde temos alface, rúcula e coentro e trabalhamos com o processamento da pimenta no seu beneficiamento, então temos a conserva da pimenta malagueta, conserva da pimenta biquinho e agora temos uma inovação que a geleia da pimenta”.

Produtos e serviços oferecidos pelo Sebraetec junto aos agricultores, palestra sobre segurança alimentar com a participação de extensionistas da Emater, dentre outras, são exemplos das atividades trabalhadas durante toda a manhã daquela quinta-feira(06).

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top