Embaixadores junto à ONU dos pequenos estados insulares visitam Embrapa

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu na última terça-feira(31/03) a visita de uma delegação composta por oito representantes permanentes junto à Organização das Nações Unidas (ONU) dos pequenos estados insulares em desenvolvimento do Pacífico: Nauru, Tuvalu, Vanuatu, Ilhas Fiji, Ilhas Salomão, Ilhas Marshal, Samoa, Micronésia e Palau.

A assessora de comunicação daquela unidade da Embrapa, Irene Lôbo, explicou que os embaixadores foram recebidos pelo articulador internacional da Unidade, o pesquisador Maurício Lopes, que apresentou dados sobre o agronegócio brasileiro e explicou o papel da Embrapa e da Unidade neste cenário. “Maurício falou da importância das quatro áreas temáticas que compõem a Unidade. Em relação à Segurança Biológica, por exemplo, o pesquisador enfatizou que o Brasil ainda é um país dependente de germoplasma vindo do exterior e que quando esses recursos entram no país é necessário ter muito cuidado para se evitar a proliferação de pragas”, justifica Lôbo.

Ela informou que o embaixador das Ilhas Fiji, Mason Flynn Smith, demonstrou interesse em aplicar algumas tecnologias da Unidade em seu país, cujo clima é parecido com o do Brasil, que o representante das Ilhas Marshall, Philip H. Muller, se interessou pelas pesquisas com bioinseticidas que combatem pragas nocivas à agricultura e também vetores que transmitem doenças como a malária e que outro assunto que chamou a atenção do embaixador foram as plantas geneticamente modificadas com capacidade de se adaptar às mudanças climáticas.

Aquela jornalista informou ainda que após assistirem à apresentação sobre a Unidade, os visitantes conheceram o Herbário da Unidade, onde estão armazenadas mais de 70 mil espécies de plantas e que a delegação visitou a Unidade acompanhada dos representantes do Ministério das Relações Exteriores Mariana Silva Rezende, Conselheiro Marco César Moura Daniel e Secretário Irineu Barreto.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto : Cláudio Bezerra

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top