Embrapa desenvolve protótipos de motores que funcionam com vários

Com objetivo de obter um gerador elétrico para carregar bateria de pulverizador eletrostático, que pode ser utilizado por pequenos produtores rurais, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Aldemir Chaim, desenvolveu protótipos de motores que funcionam com qualquer tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação da Embrapa Meio Ambiente, Cristina Tordin, justificando que na opinião de Aldemir Chaim o motor transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil, apresentando potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel, mas, apesar disso, tem a vantagem de poder utilizar qualquer tipo de combustível renovável que gere calor, inclusive a radiação solar, contribuindo para redução de emissão de poluentes para a atmosfera.

Tordin informou que além de combustíveis líquidos como o álcool, os equipamentos podem funcionar com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas.

Ela informou ainda que está sendo formada uma equipe multidisciplinar na Embrapa Meio Ambiente, com o objetivo de elaborar projeto de pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoamento da tecnologia. “Uma das atividades será a de desenvolver motores e moto-bombas que serão construídos com materiais simples”, revela Tordin, acrescentando que os planos de construção serão difundidos aos pequenos agricultores, por meio de dias de campo, cartilhas e boletins ilustrativos.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top