Embrapa promove curso de cultivo de cogumelos em Brasília

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, promove no período de 28 a 31 de maio Curso sobre o Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, a partir de uma tecnologia chinesa adaptada para o Brasil, denominada Jun-Cao e que barateia a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.

Segundo a assessora de comunicação da unidade, Fernanda Diniz, em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben(foto), trouxe essa técnica da China e adaptou-a para o Brasil e que de lá para cá ela tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos, visando tornar o cultivo de cogumelos mais popular, já que a produção desses fungos é ainda inexpressiva, quando comparada com outros países. “O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo”, justifica Diniz, acrescentando que o banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com mais de 300 espécies/linhagens de interesse alimentar e medicinal.

Diniz informou que a pesquisadora Arailde Urben enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil, sendo de importância fundamental que a população conheça os benefícios desses alimentos para a nutrição e a saúde e passem a incluí-los em sua dieta alimentar, motivo pelo qual ela promove, no mínimo, dois cursos por ano na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, para disseminar essa técnica para os produtores brasileiros e aumentar o cultivo desses fungos no país. “Os cogumelos são alimentos muito nutritivos – com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne – e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura”, esclarece.

O limite de vagas para o Curso é de 30 participantes, mas no sábado dia 31 de maio, as palestras da parte da manhã serão abertas ao público. A primeira, de 8h às 9h30, será apresentada pela pesquisadora Arailde Urben e vai abordar o tema: “Importância do uso de cogumelos: aspectos nutricionais e medicinais”.

A segunda, sobre o tema “Efeitos terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum” será ministrada pelo médico ginecologista e oncologista de São Paulo, Jorge Laerte Gennari. “Essa é uma oportunidade importante para que os profissionais da área de saúde do DF e o público em geral conheçam melhor as propriedades medicinais dos cogumelos e os seus benefícios para a saúde humana”, ressalta Arailde.

Diniz lembrou que o curso será realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final da Avenida W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa, Brasília – DF), no período de 28 a 31 de maio.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural – foto – Cláudio Bezerra

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top