Entidades do Curimataú comemoram encontro de caprinocultores como evento ponto alto da região

Entidades e representações da agricultura familiar do Território Curimataú paraibano classificam o 3º Encontro de Caprinocultores daquele território, acontecido no último sábado e domingo(18 e 19), em Barra de Santa Rosa, como sendo hoje o principal evento do Curimataú e Seridó paraibano.

Organizado pela Agência Xique Xique, o evento contou com o patrocínio do Banco do Nordeste numa parceria com entidades diversas dentre as quais o INSA, STR, Paróquia, Prefeitura Municipal de Barra de Santa Rosa, SEBRAE, AFINK de Araruna, SENAR, órgãos diversos do Governo do Estado da Paraíba e já consolida-se como um dos mais importantes para o arranjo produtivo no Curimataú e Seridó paraibano. “Secretários municipais de agricultura, representantes do Território do Curimataú, sindicatos, associações comunitárias, cooperativas, comunidades indígenas, expositores da Afink de Araruna e do Capril Trairi do Rio Grande do Norte, também estiveram presentes”, explica aquela assessoria acrescentando que o terceiro ECTC foi um marco ao contemplar todos os aspectos do arranjo produtivo e seus impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais para região.

Ainda segundo a Agência Xique Xique, os objetivos foram alcançados, com o comprometimento de autoridades para com a viabilização do laticínio do Curimataú que, conforme aquela entidade, possui hoje cerca de 20 mil animais caprinos, mostrando a força do arranjo produtivo e as inúmeras potencialidades de fomento para o desenvolvimento de paraibanos em toda região. “Esperamos que os agricultores familiares e a sociedade possam absorver o arranjo produtivo da caprinocultura, através do leite de cabra e seus derivados, como uma atividade produtiva e de inclusão social no recorte territorial do Curimataú e do Seridó”, enfatizou Adriano Leite.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Agência Xique Xique

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top