Entidades do Território do Cariri Ocidental paraibano realizam plenária em Taperoá

As entidades componentes do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Ocidental Paraibano realizaram uma plenária de homologação dos Projetos Territorial para o desenvolvimento da microrregião caririzeira em evento que aconteceu na última quarta-feira, dia 19 de março, tendo como local o Parque de exposições de animais, no Município de Taperoá.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>A reunião plenária teve como pauta a apresentação das Ações do Programa Luz Para Todos; andamento dos projetos 2007; apresentação dos Projetos 2008; homologação dos Projetos 2008 dentre outras.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Stúdio Rural compareceu ao local e conversou com o prefeito da cidade, Deoclécio Moura Filho, secretário de agricultura de Livramento, Eliomar Soares, secretário da agricultura de Ouro Velho, Londinaldo de Oliveira de Sousa; assessor técnico da Coopagel, Roberto Barros, articuladora do território, Maria José Jovem; técnico da Coopagel, agrônomo Antonildo Campos; presidente da Acamel, Giovane da Silva; gerente da Embrapa transferência de Tecnologias, Heleno Alves de Freitas e com a articuladora do Programa Luz Para Todos, Amadélia Lopes que falaram sobre a importância do evento, sobre suas participações e as decisões tomadas para uso dos recursos destinados ao desenvolvimento da microrregião.

A style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>pós as discussões todos disseram acreditar que o território está no caminho certo já que as ações serão destinadas a produção em apicultura e capacitação em forragens para a pecuária regional a exemplo do presidente da Acamel, Associação do Cariri de Apicultura e Meliponicultura, Giovane Silva, afirmando que a entidade sai contemplada já que a apicultura foi uma das ações a receber investimentos para produção na região.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Para o secretário de agricultura de Ouro Velho, Londinaldo de Oliveira de Sousa, a cidade sai contemplada á medida que proprietários serão incluídos nas experiências e compartilharão os conhecimentos com produtores locais como forma de extender resultados e conhecimentos.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>O secretário de agricultura de Livramento, Eliomar Soares, informou que o município foi contemplado com ações em apicultura e fará parte de Pólo formado pelas cidades polarizadas por Taperoá que compartilharão conhecimentos através de intercâmbios com as ações em feiras agroecológicas, forragens e práticas em apicultura.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Já para o prefeito da cidade de Taperoá, Deoclécio Moura, não somente a cidade, mas a região saiu contemplada na plenária já que todos defenderam os interesses da região de forma integrada. “Eu achei mais importante foi exatamente todo mundo defendendo o interesse do Cariri, acho que a gente tem que continuar nesta luta porque, deste forma, a gente só se consolida como região”.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Maria José Jovem é articuladora do Território do Cariri e explica que as propostas foram fechadas em consenso e que as propostas já serão enviadas para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, justificando que são destinados para a parte de infra-estrutura R$ 240 mil e R$ 240 mil para a parte de custeio que compreende as capacitações. Jovem disse que são ações integradas a exemplo dos viveiros de mudas já existentes que passarão a produzir mudas para o reflorestamento dentro do projeto de apicultura.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Roberto Barros, assessor técnico da Coopagel, informou que a entidade trabalhará a capacitação das famílias de agricultores e disse que serão ações de reforço já que o território tem ações diversas em forragens, feiras agroecológicas dentre outras e disse que em breve os projetos serão enviados para o MDA em Brasília. “Na próxima semana estaremos sentando com nossos elaboradores de projetos na Delegacia de Desenvolvimento Agrário para fomentar esse processo, pegar mais conhecimento em relação a elaboração desses projetos, após isso os projetos são entregues e homologados na Delegacia, vai para Brasília, em Brasília é analisado todo o processo, se tiver alguma pendência ele retorna esse projeto, esse projeto é adequado a essa pendência existente, se houver no caso, e o recurso é contemplado a partir de um projeto aprovado”, argumenta Barros, garantindo que as ações estarão sendo executadas em aproximadamente seis meses.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Já o agrônomo da Coopagel, Antonildo Campos, fez uma demonstração do consórcio da palma forrageira com plantas adaptadas á região do Cariri para que seja desenvolvam empreendimento maior, buscando revitalizar a palma forrageira que se encontra em situação precária devido a Cochonilha do Carmim. “Isso facilitaria a permanência e presença da comunidade junto a essas unidades demonstrativas, quer dizer, as unidades passariam por capacitações, por cursos, por uma série de trabalhos efetuados por nós da própria Coopagel para dar um suporte maior á agricultura e principalmente com a parte de forragem no Cariri paraibano”, explica.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>A Embrapa Campina Grande foi representada pelo gerente de transferência de tecnologias, Heleno Alves de Freitas, que ao falar a equipe Stúdio Rural disse que com essas ações e discussões, as tecnologias apropriadas pouco a pouco vão chegando aos agricultores familiares que passam a conhecer e fazer uso das ações pesquisadas e que se tornam políticas públicas ao desenvolvimento de cada microrregião. “Toda a discussão territorial é interessante porque visa e vislumbra a participação e o controle social das políticas públicas do governo federal, o governo Lula um governo diferenciado que tem assumido esse país com intenção firme e forte do fortalecimento das cadeias produtivas no setor agrícola porque entendemos, Embrapa e o governo federal, que o fortalecimento da área rural fortalece o município”, argumenta Freitas.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top