Expocapri Salgueiro vai reunir criadores de caprinos e ovinos de todo o Nordeste

O município de Salgueiro, sertão central de Pernambuco, vai receber de 30 de julho a 03 de agosto mais de cinco mil produtores de caprinos e ovinos de todo Nordeste para a realização da II Expocapri Salgueiro, evento que já entrou para o calendário dos grandes eventos do Estado de Pernambuco e que contará com clínicas tecnológicas, curso de culinária, torneio leiteiro, julgamento de raças e o seminário “Alternativas Agropecuárias para o Sertão Central”.

Segundo o assessor de comunicação da CLAS Comunicação e Marketing, Carlos Laerte, o evento será realizado no Parque de Exposição de Animais de Salgueiro num espaço preparado para receber 150 expositores e mais de 1.200 animais de várias raças, a exemplo de Bôer, Anglo Nubiano, Parda Alpina, Moxotó, Canindé, Saanen, entre os caprinos e os ovinos Dorper, Santa Inês, Somalis e Morada Nova.

Laerte informou que a II Expocapri Salgueiro começa com a recepção dos animais, no dia 30 e a abertura oficial marcada para as 10h do dia 31, quando estará acontecendo o curso de Culinária de Caprinos e Ovinos, acrescentando que a intenção é que a partir desse curso seja criado o circuito gastronômico com a participação de vários restaurantes do município. “Os concursos para julgamento de animais leiteiros, qualidade na raça e por peso estarão premiando os vencedores com mais de R$11mil. Já as clínicas tecnológicas vão oferecer minicursos para discutir temas como: as principais raças de caprinos e ovinos, sanidade do rebanho, alimentação, manejo geral e reprodutivo. Outro destaque será o minicurso de Fitoterapia, apresentado pela especialista Cristina Coelho”, relata o assessor.

Carlos Laerte disse tratar-se de um evento com grande programação, citando como exemplo a realização do seminário Alternativas Agropecuárias para o Sertão Central que contará com a participação do pesquisador da Empresa Paraibana de Pesquisas Agropecuárias(Emepa), Aldomário Rodrigues, tratando o tema “Caprinovinocultura: produção e agronegócio”; pesquisador da Embrapa Meio Norte-PI, Firmino Vieira, com o tema , “Galinha Caipira: produção e agronegócio”; representante da Prisma Mel de Petrolina, Laércio Pulça Junior, discutindo “Apicultura: produção e agronegócio” e style=mso-spacerun: yes>  Pesquisador da Embrapa Algodão – Campina Grande-PB, Napoleão Eberard de Macedo Beltrão com o tema “Lavouras de Sequeiro :produção e agronegócio”.

A Expocapri, acrescenta, reserva ainda uma mostra para o artesanato local e artigos de vestuário confeccionados em couro de caprinos, que as atrações culturais e shows ficam por conta de Flávio Leandro, Os Três do Cariri, Zezito Doceiro e Comando Virgulino e que o Governo do Estado vai disponibilizar técnicos e animais da Estação Experimental de Sertânia-PE, uma referência style=mso-spacerun: yes>  regional em Caprinovinocultura.

Laerte informou que para o coordenador do evento e secretário de agricultura e meio ambiente de Salgueiro, Nilton Cavalcanti, a II Expocapri Salgueiro tem o objetivo de organizar o segmento da Caprinovinocultura regional, em especial da agricultura familiar e impulsionar a cadeia produtiva, desde a criação de animais, manejo até o processo final da comercialização de produtos derivados, destacando que a grande novidade desta edição, será a área de demonstração de plantas forrageiras nativas e exóticas adaptadas ao Semi-árido, a exemplo das espécies Leucena, Gliricídia, Guandu-forrageiro e Sorgo. A demonstração será feita por técnicos da Embrapa Semi-árido num espaço de meio hectare previamente preparado para a II Expocapri.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top