Extensionista evidencia planejamento em Santa Cecília e Barra de São Miguel para produção 2018 no Projeto Algodão Paraíba

SR230418cObjetivando falar sobre o planejamento para a produção do algodão agroecológico nos municípios de Santa Cecília e Barra de São Miguel, Cariri Oriental paraibano, foi a meta de uma entrevista do assessor técnico da Emater Paraíba, Ailton Francisco dos Santos, em contato direto com a equipe Stúdio Rural. “Nós estamos com o Projeto Algodão Paraíba que é um projeto da Emater em parceria com uma empresa multinacional para a produção do algodão orgânico e o nosso objetivo principal é fazer a revitalização dessa cultura que já foi importante para o Estado da Paraíba, nós já fomos o maior produtor de algodão do Brasil e nesse projeto a gente pretende revitalizar a cultura e de uma maneira diferente, onde a gente vai usar de maneira orgânica sem nenhum tipo de agrotóxico envolvendo o agricultor e nesta forma totalmente agroecológica”, explica Ailton em entrevista que será trabalhada no próximo final de semana no Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo.

Ailton explicou que as famílias agricultoras já se introduzem no projeto de plantio do algodão com garantia de compra antecipada e oferta de preço justo por parte da multinacional. “A empresa fez uma parceria com a gente da Emater, nós vamos dar toda a parte de orientação aos agricultores, cadastrar esses agricultores e antes mesmo de começar o plantio eles já assinam o contrato, então essa empresa está comprado o produto de todos os municípios que estão aderidos dentro desse Projeto Algodão”, explica justificando que a experiência já se desenvolve ao longo de quatro anos.

Aquele profissional falou sobre a oferta de preços mínimos garantido pela empresa em acordo com as famílias plantadoras, falou sobre a quantidade de agricultores que trabalharão a cultura nos dois municípios e sobre o trabalho que a extensão rural está fazendo para que a agricultura familiar agregue esse produto para diversificar cada vez mais a linha de produtos na agricultura familiar daqueles municípios e do semiárido paraibano. “Nós estamos com 26 produtores em Santa Cecília e 18 produtores em Barra de São Miguel que juntos eles vão plantar em torno de 66 hectares de algodão, essa é a nossa meta para esse ano. Aqui em Santa Cecília, dos 40 hectares, já temos mais de 20 hectares plantados e durante essas próximas semanas a gente termina de plantar a soma dos 40 hectares, e em Barra de São Miguel também já está bastante avançado”, explica lembrando que o trabalho se faz em parceria especialmente com a Embrapa Algodão Campina Grande.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top