Famílias agricultoras do Assentamento APASA, em Pitimbu, recebem Comissão paraibana dos orgânicos

SR100418bFamílias agricultoras do Assentamento Apasa, em Pitimbu, receberam a Comissão Estadual de Produção Orgânica da Paraíba numa visita a Organização de Controle Social – Ecosul naquele assentamento.

Em entrevista concedida ao Stúdio Rural, o pesquisador da Embrapa Algodão, Marenilson Batista da Silva, falou sobre a visita assegurando tratar-se de uma visita de orientação dos procedimentos de funcionamento da ECOSUL, associação responsável pela produção orgânica junto as famílias de assentados da reforma agrária naquele assentamento que participam de feiras agroecológicas com venda direta aos consumidores no município de João Pessoa. “Estivemos no Assentamento Apasa e depois de uma conversa na associação da ECOSUL nós visitamos o lote do seu Josias observando sua produção de hortaliças, de fruteiras e também dialogamos fortemente sobre o uso dos produtos que são regulamentados para a produção orgânica”, explica Marenilson.

Batista adiantou que, durante o encontro, as famílias explicaram que, como resultado da organicidade naquele assentamento, já estão recebendo muitas visitas de estudantes de universidades e de consumidores dentro de parcerias que se constrói também com a gestão municipal.  “Aconteceu também esclarecimentos sobre a atualização cadastral junto ao Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica que deverá ser feita nos próximos 30 dias”, acrescenta o pesquisador.

Durante a visita, explica Batista, ocorreu a verificação dos documentos, a execução das atividades de controle social da OCS, orientação sobre atualização do SISORG e satisfatória visita ao lote do agricultor Josias com ampla diversidade produtiva de hortaliças e fruteiras verificando a origem das sementes, os produtos utilizados na produção, o manejo cultural e observação das dependências do lote.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top