Famílias agricultores em Cabaceiras fortalecem pecuária a partir da confecção de silos e fenação

Famílias agricultoras do Assentamento Serra do Monte, município de Cabaceiras, Cariri Oriental paraibano, vêm fortalecendo a pecuária a partir de um conjunto de ações que fortaleçam a segurança alimentar das famílias e do rebanho com a prática de armazenar ração em silos e fenação.

Domingo Rural entrevistou o agricultor familiar, Jerônimo Sampaio de Araújo, falando sobre um conjunto de ações e capacitações desenvolvidas por entidades parceiras a exemplo da Cooperativa Coonap e de órgãos do governo paraibano, via Procase, Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú, com ênfase na criação de caprinos. “Estamos trabalhando fazendo silagens, também fazendo fenos, mas a gente está mais focado na silagem porque temos uma produção de sorgo e de milho muito boa e estamos nos prevenindo, sempre tenho dito que temos que correr atrás dos alimentos, e que os alimentos dos animais hoje está sendo mais prioridade pra gente porque a gente passou uns anos de grandes estiagens, como todo mundo sabe, por falta de inverno e esse ano o inverno voltou e estamos nos prevenindo, mas estamos estocando alimentos para as famílias também”, explica Jerônimo.

Ele acrescentou que as famílias têm trabalhado criações de forma diversificada a exemplo de criação bovina, ovina e em especial a caprina por entenderem que são animais de fácil adaptação a realidade climática local e de fácil manuseio. Jerônimo garante que a família dele está finalizando uma estocagem de cerca de 10 toneladas de silagem que se somará ao feno confeccionado, ação que se multiplica por muitas famílias de comunidades daquele município. “A gente tem que fazer nossa obrigação de estocar alimentos para os animais e pedir à Deus que para o ano seja um ano bom, igual a esse, aqui nós temos pessoas que dizem que esse ano ficou na história, porque choveu muito mesmo aqui, graças a Deus”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top