Feira agroecológica da Ecoborborema fecha ano com resultados positivos

A feira agroecológica da Ecoborborema fecha o ano de 2014 com resultados positivos na dinâmica de venda de produtos agrícolas diretamente ao consumidor de Campina Grande e é tema evidenciado no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz, Rádio Bonsucesso de Pombal AM 1180 kHz e Rádio Queimadas FM 87.9 MHZ.

Trata-se de um espaço de comercialização de produtos alimentícios produzidos de forma orgânica por agricultores e agricultoras familiares de diversos municípios do Polo Sindical da Borborema a partir de um trabalho assessorado pelas entidades do Polo a exemplo da ONG AS-PTA, dentre outras organizações financiadas por órgãos do Governo federal dentre outras apoiadoras.

Na opinião do coordenador do Polo Sindical da Borborema, Nelson Ferreira dos Santos, a feira que acontece já há cerca de 10 anos traz traços de muita importância como ofertar produtos agroecológico para um público consciente da importância da alimentação para na promoção de uma vida saudável; ser espaço de troca de experiência e promotor de conhecimentos entre o mundo urbano e rural dentre outras vantagens para quem produz e quem consome. “É uma alegria grande pra nós do movimento sindical do Polo Sindical da Borborema, das organizações da sociedade em proporcionar a relação direta entre campo e cidade, acho que isso nos dias de hoje, principalmente nessa época natalina com o espírito da solidariedade, da união de pessoas nas relações humanas e o legal desse trabalho é que a gente garante que haja o encontro de produtor com o consumidor se encontrarem unindo o útil ao agradável, ou seja, você poder comprar os alimentos produzidos das mãos do agricultor e ao mesmo tempo um produto saudável de forma direta”.

Stúdio Rural compareceu a feira na última quarta-feira(24/12) e conversou com a agricultora familiar, Severina Tavares, residente no sítio Catolé de Torrões de Queimadas e que coloca à venda naquele espaço, ovos e galinha de capoeira, guiné, peru dentre outros produtos advindos do município que traz característica de agreste/cariri. “Essa é uma feira boa, porque tudo que se traz se vende e é o pessoal pedindo mais porque gosta de nossas mercadorias, o produto as vezes acaba cedo, falta as vezes é produto pra vender”, explica Severina acrescentando que tanto traga tanto vende garantindo que 2014 foi ano de ampla oferta e ampla procura. “Que 2015 venha melhor mesmo em dobro com muita paz, muita saúde e tudo de bom, com muito cliente também e espero que a produção seja melhor”, explica.

Outra agricultora entrevistada, Marias das Graças Fernandes de Sousa, reside no sítio Torrões de Queimadas, também entrevistada por Stúdio Rural faz uma avaliação da importância daquela feira na vida dela, da família dela e das famílias diversas que fazem parte daquela praça de negócios agrícolas agroecológicos. Ela garante que a vida da família dela mudou pra melhor desde que ela passou a vender os produtos da pequena pecuária direto aos consumidores campinenses. “É feira muito importante porque é aqui que fiz muita amizade e espero que essa feira continue cada vez mais melhorando mais ainda”, comenta a agricultora ao dialogar com a equipe Domingo Rural e Universo Rural.

Stúdio Rural entrevista o sindicalista da área da saúde e previdência, Mauro Plácido Ribeiro que participa daquela feira todas as quartas-feiras na busca da pureza dos produtos, do qualificado atendimento e da oferta de preços compatíveis com a qualidade do produto ofertado. Ele garante que vale a pena fazer as compras para a alimentação de toda a família naquela feira que já chegou aos seus dez anos de serviços e produtos ofertados ao público campinense. “Me sinto financiador da agricultora familiar, esse é o maior objetivo e por isso que a partir do momento que descobri essa feira aqui é que venho sempre e indico as pessoas para comparem e sei que nós estamos o desenvolvimento de nossa agricultura familiar”, relata num clima de muita gratidão para os produtores feirantes.

Fonte: Estúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top