Feira de Agronegócios de Acari evidencia tecnologias para melhorar qualidade do leite na região

Pequenos criadores de bovinos e caprinos de Acari e outros municípios da região Seridó estão participando, da sexta-feira (10) ao domingo (12) últimos, participaram de torneios leiteiros de bovinos e caprinos que aconteceu durante a realização da 6ª Feira de Agronegócios daquela cidade.

Ao contatar com Domingo Rural a assessoria da Emater potiguar informou que os eventos foram realizados no acampamento Gargalheiras e contaram com mobilizarão diversos segmentos da economia local, principalmente o leite e seus derivados, que representam 80 por cento da produção agropecuária.

Aquela assessora informou que aconteceu o 16º Torneio Leiteiro Bovino e o 6º de Caprinos que são resultados de parceria entre a Prefeitura Municipal de Acari e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Emparn e Emater-RN dentre outras instituições públicas e privadas. “Segundo o técnico da Emater-RN, em Acari, Alberto Quirino, o objetivo dos torneios leiteiros é transferir novas tecnologias adotadas para o setor visando manter a qualidade dessa matéria-prima e seus derivados, tais como: queijos e doces”, informa aquela assessoria, lembrando que oficinas com aulas teóricas e práticas foram as principais formas de transferência de conhecimentos exercida durante as atividades.

“Alberto Quirino ressalta que a produção de leite é a atividade mais expressiva promovendo ocupação e renda principalmente para os agricultores familiares. Diariamente são produzidos no município 11 mil litros de leite, sendo que 80 por cento são procedentes dos pequenos criadores. Acari registra uma média de 400 produtores dos quais 320 são oriundos da agricultura familiar”, explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top