Governo paraibano anuncia revitalização de perímetro em Sumé

Um programa do Governo do Estado, desenvolvido com a parceria da SAELPA, está transformando a paisagem áspera do semi-árido paraibano em campos verdes com abundância e desenvolvimento econômico.

A afirmativa é da assessora de comunicação do governo paraibano, Angélica Nunes, justificando que trata-se do Programa de Irrigação Eficiente com utilização da Tarifa Verde que vem dando excelentes resultados e um dos exemplos é Sumé, que outrora foi considerada a capital do tomate, quando se praticava a irrigação tradicional acrescentando que constantes períodos de estiagem inviabilizaram a irrigação tradicional e os campos de plantio foram desativados. “Uma nova forma de fazer irrigação, aproveitando os recursos hídricos com eficiência e reduzindo os custos de energia elétrica com a Tarifa Verde, está possibilitando a revitalização do Perímetro Irrigado de Sumé”, reforça Nunes.

Angélica informou que segundo o presidente da Cooperativa dos Irrigantes , Lourinaldo Martins de Oliveira (Louro), o perímetro de Sumé estava parado e após o governo style=mso-spacerun: yes>  Cássio, com o trabalho do Secretário Assis Quintans, já foram implantados 32 kits de irrigação eficiente só no perímetro do DNOCS, mais 3 kits em outras áreas do município, totalizando 35 kits em funcionamento.

A jornalista informou que cada kit é composto de um tanque (quando necessária)e style=mso-spacerun: yes>  uma caixa com medidor especial. “Cada irrigante trabalha em média com 1 hectare, mas existe caso como o próprio Louro, que já trabalha em 5 hectares”, explica, acrescentando que a Cooperativa esteve desativada durante vários anos e graças ao apoio do governo Cássio, a Cooperativa dos Irrigantes hoje funciona, toda organizada com documentação em ordem.

Nunes informou que a água utilizada em cada lote é de poço, a produção tem compra garantida por uma empresa e que atualmente a Cooperativa trabalha com as culturas de milho doce e tomate industrial. “O presidente afirma que em parceria com a Cooperativa de Pocinhos, estão sendo planados em Sumé 23 hectares de mamona, beneficiando 16 irrigantes e há perspectiva dessa área ser ampliada para 30 hectares”, justifica.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top