Governo pernambucano anuncia medidas para voltar plantio de algodão em 16 municípios do Agreste

Para estimular o plantio do algodão, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está distribuindo 8 mil quilos de sementes de algodão herbáceo melhorados geneticamente, além de oferecer o preparo do solo de 700 hectares para o plantio e a prestação de assistência técnica qualificada, beneficiando 980 agricultores de 16 municípios do Agreste Setentrional. A ação beneficiará os municípios de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, Glória do Goitá, João Alfredo, Limoeiro, Orobó, Pasira, Santa Maria do Cambucá, Salgadinho, Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Vertentes do Lério.

A informação é da assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Jaqueline Macedo, explicando que o secretário daquela pasta, Ranilson Ramos, foi até o município para lançar o Programa e aposta no retorno da cultura e fortalecimento da cadeia produtiva da cultura assegurando que o entusiasmo para retomar o plantio parte dos próprios agricultores da região que apontam a cultura como geradora de renda.

Macedo informou que o Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral e de Malharia (Sinditextil-PE), Oscar Rache, reforçou que em Pernambuco a demanda por algodão está em torno de 30 mil toneladas ao ano, momento em que assinou protocolo com o Governo do Estado para adquirir essa produção, mas nem precisava porque o algodão tem mercado garantido.

Aquela assessoria informou que o gerente Regional do IPA de Surubim, Francisco Lopes, informou que a previsão de colheita é de 120 dias e que os produtores vão poder separar a pluma da semente nas usinas de beneficiamento localizadas em Surubim e Cumaru, agregando até 40% a mais no valor da produção. “No lançamento do Programa, todos os municípios envolvidos estavam representados pelos prefeitos, secretários municipais de agricultura, vereadores ou lideranças locais. “A retomada da cultura do algodão é uma ação estratégica do Governo do Estado”, salientou o secretário das Cidades, Danilo Cabral, que estava presente”, informou Jaqueline Macedo ao dialogar com Stúdio Rural.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top