
Hidroponia em Rio Tinto é modelo de produção dentro da diversidade na agricultura familiar
Produzir hortaliças como parte de um sistema de produção com diversidade de cultivos e ao mesmo tempo a utilização de um sistema eficiente de produção com a utilização da hidroponia está sendo bem organizado pelo agricultor familiar, Rafael Fernandes de Carvalho, na comunidade Maracujá, zona rural de Rio Tinto, Mata Norte paraibana.
Entrevistado na Rádio Stúdio Rural (Clique e ouça no Programa Notícias Agrícolas), Rafael Fernandes explica detalhes de sua vivência no sistema produtivo, sua relação integrada entre o meio rural e a universidade, sobre mercados de consumo de seus produtos, sobre a importância da Cooperativa Frutiaçu na vida de seu empreendimento representando com as vendas junto aos mercados institucionais e enaltece uma visita feita pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, e pela coordenação do Planes-PB, Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba, mobilizada pelo coordenador Adelaido Pereira de Araújo, dentre outras. “Em 2017 eu conheci a Frutiaçu e comecei a fazer parte como cooperado da Frutiaçu e estou até hoje, depois que a gente fez a parceria o negócio é outro, as vendas que passamos a vender pra ir pras escolas do estado e a cooperativa participa das licitações com os processos burocráticos, onde a gente está produzindo e eles estão fazendo a venda”, explica Fernandes.
Rafael garante ser um investimento seguro já que é possível ter o produto com menos riscos, mais segurança e, portanto, mais possibilidade de conseguir servir melhor aos pontos comerciais abastecidos e a clientela em geral. “E uma coisa pra você se manter no mercado é ter a produção diária de ter aquela estabilidade de produção, o cliente quer ligar pra você, pedir a mercadoria e saber que vai chegar”, explica Rafael. (Clique e ouça no Programa Notícias Agrícolas)
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário