Justiça dá a posse da Fazenda Santa Mônica/PB ao Incra

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba foi imitida na última quinta-feira(8) à tarde na posse do imóvel rural Santa Mônica, localizado nos municípios de Pombal e Lagoa.

Além do superintendente regional do Incra-PB, Frei Anastácio(foto), participaram da solenidade cerca de 200 pessoas, entre representantes de sindicatos de trabalhadores rurais da região, da Igreja Católica, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Sertão paraibano, e de famílias de trabalhadores rurais que serão beneficiadas.

Segundo informações da assessora de comunicação do Incra, Kaliandra Vaz, o imóvel, com cerca de 4.478 hectares, está localizado a aproximadamente 385 km da capital João Pessoa, no Sertão paraibano, e, quando transformado em Projeto de Assentamento, terá capacidade para assentar 62 famílias de trabalhadores rurais.

Vaz informou que outros 18 imóveis rurais localizados no Sertão paraibano estão para ser desapropriados, ou em análise, na Capital Federal e dentro de pouco tempo, aproximadamente mais 540 famílias sertanejas serão assentadas pelo Incra-PB em cerca de 19.300 hectares de terras. “Segundo o superintendente do Incra-PB, o Sertão paraibano reúne a maior parte das famílias de trabalhadores rurais acampadas no estado”, justifica a jornalista, complementando que dos 85 acampamentos que existem na Paraíba, onde vivem 3.933 famílias, 33 estão localizados no Sertão e abrigam 2.121 famílias embaixo de lonas, ou em outros tipos de instalações provisórias.

Ao dialogar com Stúdio Rural a jornalista informou que o ex-proprietário do imóvel tem 30 dias a partir da data da imissão de posse para retirar seus pertences e animais da Fazenda Santa Mônica e que os próximos passos para o assentamento dos agricultores e agricultoras no imóvel são a publicação da Portaria de criação do Projeto de Assentamento e o cadastro e homologação das famílias que serão beneficiadas.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top