Justiça e cultura de paz no município de Queimadas é tema em Domingo Rural e Esperança no Campo

SR091116bJustiça e cultura de paz no município de Queimadas, Agreste paraibano, especialmente relacionado a violência contra a mulher, foi tema trabalhado aqui agora no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna AM e Rádio Queimadas FM.

A delegada da Polícia Civil local, Juliana Brasil(foto), fala sobre o trabalho que vem sendo feito por aquele órgão governamental em parceria com entidades locais a exemplo do Comitê Ana Alice de Combate a Violência Contra a Mulher, órgão da Secretarias de Ação Social da prefeitura local como CAPS, Creas e Cras; Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes dentre outras e classificou como importante o trabalho integrado que vem sendo feito com as entidades locais.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, Isânia Petrúcia Monteiro Frazão, Tucha, explicou que aquele centro vem fortalecendo suas ações junto ao conjunto das entidades sociais nos diversos municípios do Compartimento da Borborema e que a cada dia tem se ganhado crédito junto as mulheres vítimas de violências em toda a região e, em Queimadas, a ação tem sido sempre intensificada dizendo que  as ações integradas são importantes para transformar a questão da violência em cultura de paz.

A Representante do Comitê Ana Alice de Combate a Violência Contra a Mulher, Angineide Pereira de Macedo, ao dialogar com nossa equipe, explicou que o trabalho tem tido acentuado crescimento na parceria e junto à comunidade rural e urbana fazendo com que a mulher se sinta mais confiante de toar providências cabíveis diante das formas de violências sofridas no lar e em todos os espaços. “As ações estão fortalecidas e acho que foi um marco que deu visibilidade a esse comitê já que infelizmente por conta da violência que tinha acontecido a Ana Alice, mas que também tem sido um marco na história de outras mulheres que, graças a esse comitê, conseguiu se livrar da violência que vinha lhe acontecendo”, explica Angineide. Angineide tem muito o que ser feito em Queimadas no contexto de violência e busca de paz?

Na opinião da secretária de Ação Social da Prefeitura Municipal, Teresinha de Jesus de Souza Dantas, a secretaria fez importante trabalho ao longo de quatro anos e é importante que as ações continuem. “A gente buscou atender todos os públicos, principalmente o público feminino, então nós entramos com essa perspectiva nos programas sociais de focar principalmente o público massificado do Bolsa Família, as beneficiárias do Minha Casa Minha Vida, e diante dos acontecimentos que a gente sabe que esse município tem registrado, das denúncias que a gente recebeu ao logo de nosso trabalho e vemos que o reconhecimento da população veio em confiar no nosso trabalho, de confiar num organismo como o Creas e em outras estruturas que pudesse dar esse acolhimento e esse suporte”, explica em parte de seu diálogo com nosso público ouvinte.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top