Mais cinco municípios paraibanos recebem mutirões de documentação em Território da Cidadania

A partir desta sexta-feira(12/06) o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural vai realizar 11 mutirões em cinco municípios do Território da Cidadania do Médio Sertão.

Ao dialogar com Stúdio Rural, a assessora de comunicação do Incra-PB, Kaliandra Vaz, informou que até o próximo dia 22, os mutirões irão beneficiar trabalhadores rurais de assentamentos da reforma agrária e de comunidades da agricultura familiar, quilombolas, pescadores e indígenas dos municípios de Imaculada, Maturéia, Patos, Quixabá, Passagem, São Mamede e Várzea. “Durante todo o dia, será possível tirar gratuitamente documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador”, relata Vaz.

Ela informou que na última rodada de mutirões de documentação, realizada no mês de maio, em sete municípios do Território da Cidadania do Curimataú, foram emitidos 3.362 documentos para agricultoras e agricultores dos municípios de Picuí, Nova Floresta, Nova Palmeira, Baraúna, Sossego, Cuité, Barra de Santa Rosa. “Desde o início do programa, em 2004, cerca de 77 mil documentos foram tirados gratuitamente por trabalhadoras e trabalhadores rurais da Paraíba”, complementa.

Outra observação feita por aquela assessora é que a prioridade nos atendimentos é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças também são beneficiados.

Na Paraíba, as ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com instituições como o Instituto de Polícia Científica do Estado (IPC), a Defensoria Pública do Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), o Ibama, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Contam, ainda, com a participação de associações, sindicatos e movimentos de trabalhadores rurais.

Cronograma
Data style=mso-spacerun: yes>         Município style=mso-spacerun: yes>           Local
12/06 style=mso-spacerun: yes>       Imaculada style=mso-spacerun: yes>          Comunidade Lagoa do Rufino (Sitio Caboré)
13/06 style=mso-spacerun: yes>       Imaculada style=mso-spacerun: yes>          Comunidade Lagoa do Rufino (Sitio Caboré)
14/06 style=mso-spacerun: yes>       Maturéia style=mso-spacerun: yes>           Assentamento 1º de Maio (Riacho das Moças)
15/06 style=mso-spacerun: yes>      Patos style=mso-spacerun: yes>                  Sede do Distrito Santa Gertrudes
16/06 style=mso-spacerun: yes>       Patos style=mso-spacerun: yes>                  Sede da Associação Comunitária Pedra Branca I
17/06 style=mso-spacerun: yes>       Quixabá style=mso-spacerun: yes>             Creche Municipal Tudinha Pereira
18/06  style=mso-spacerun: yes>      Passagem style=mso-spacerun: yes>         Café do Vento, Grupo Escolar José Braz do Nascimento
19/06  style=mso-spacerun: yes>       Passagem style=mso-spacerun: yes>          Comunidade Passagem Velha (CRAS)
20/06 style=mso-spacerun: yes>       São Mamede style=mso-spacerun: yes>    Local Centro Integrado de Educação Municipal
21/06 style=mso-spacerun: yes>       São Mamede style=mso-spacerun: yes>    Escola Municipal Serra Branca
22/06        Várzea               Comunidade Quilombola Pitombeira

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top