Ministra brasileira aprofunda debates sobre justiça racial no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

A ministra Anielle Franco, se reuniu, na manhã da última quarta-feira (16), com o ministro colombiano da Igualdade Racial, Carlos Rosero. O encontro aconteceu no contexto da 4ª edição do Fórum Permanente sobre Pessoas Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde a ministra tem participado de debates sobre justiça racial e reparação, além de estar apresentando as políticas brasileiras para o mundo.

Durante a conversa com Carlos Rosero, a ministra falou sobre a valorização e proteção de quilombolas e comunidades tradicionais nos dois países. Ela reforçou a importância dos laços entre Brasil e Colômbia na busca por justiça racial e trouxe iniciativas conjuntas, como o Quilombo das Américas, que promove cooperação internacional e fortalece as vozes negras e tradicionais.

A ministra também esteve na New York University (NYU), a convite da universidade, para conduzir a palestra “Jogando pela Igualdade: Esporte como Ferramenta de Transformação Social”. Nela, Anielle Franco reafirmou que o esporte permeia todo o mundo e pode ser um verdadeiro vetor de mobilidade social, dignidade e construção de futuro.

Em sua fala, destacou que é preciso que universidades, clubes, lideranças, governos e a imprensa se unam para fortalecer mecanismos de promoção da igualdade e de combate ao racismo no esporte. “Se isso acontecer, tenho certeza que veremos mudanças profundas e significativas em todo o ecossistema esportivo. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o governo brasileiro tem atuado em várias frentes para garantir que os espaços esportivos sejam seguros, acolhedores e respeitosos para todas as pessoas”, declarou.

Sociedade Civil
Ainda no âmbito da 4ª edição do Fórum Permanente sobre Pessoas Afrodescendentes, a comitiva do Ministério da Igualdade Racial (MIR) se reuniu na tarde da última terça-feira (15) com integrantes da sociedade civil e de movimentos negros do Brasil e de outros países.

Na ocasião, foram discutidos temas como II Década Internacional dos Afrodescendentes; a internacionalização da pauta racial; a COP 30; e as ações no campo da justiça racial.

Em diálogo com lideranças brasileiras presentes que atuam no enfrentamento ao racismo, a ministra Anielle Franco acolheu agendas, denúncias e propostas de ação para garantir os direitos da população negra no Brasil.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Foto: Andressa Almeida/MIR

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top