Mutirões na PB já emitiram 24 mil documentos para trabalhadoras rurais em 2012

Dados da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba demonstram que os mutirões de documentação do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural (PNDTR), realizados este ano no estado, já atingiram a marca de 24 mil documentos em 58 municípios paraibanos.

A informação é da assessora de comunicação do Incra-PB, Kaliandra Vaz, informando que os mutirões são uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ela informou que foram realizados ainda cerca de 10 mil atendimentos de saúde e consultas pelas equipes da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, do INSS e da Emater-PB e lembrou que os mutirões beneficiam comunidades rurais, acampamentos e assentamentos da reforma agrária.

Vaz explicou que desde 2009, a equipe do PNDTR na Paraíba conta com um ônibus(Expresso Cidadã) equipado com internet via satélite, dois geradores de energia elétrica, ar condicionado, equipamento de informática, serviço de som, sanitário a vácuo, cadeiras e mesas plásticas, além de aparelho de TV, para o atendimento às trabalhadoras e aos trabalhadores rurais.

Ela informou que as ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com instituições como o Instituto de Polícia Científica do Estado (IPC), INSS, a Receita Federal, a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Defensoria Pública do Estado, Emater, Ibama, o Banco do Nordeste dentre outras.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top