NEDET Cariri Oriental participa de Semana internacional sobre políticas públicas para o Rural do Século XXI

SR131215cAconteceu de 22 a 28 de novembro, em Salvador-BA, a Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial sobre Políticas Públicas para o Rural do Século XXI evento que, conforme a assessora de Gestão Social do NEDET Cariri Oriental paraibano, Raiza Madje Tavares, contou de mesa de abertura composta pela secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Maria Fernanda Ramos; secretário Executivo do Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira; secretária-adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Neuza Tito; diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas(DPMR/MDA), Celia Watanabe; coordenador-geral Nacional das Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário(CONDEF/MDA), Claudio Di Pietra; Fórum de Pró-reitores de Extensão, Fernando Neves; Rede Nacional de Colegiados, Ubiramar Bispo de Souza, dentre outras representações de universidades, governos e Rede Nacional de Colegiados que falaram sobre as perspectivas do evento, sobre a visão institucional do desenvolvimento territorial além de outras duas mesas socializando experiências dos NEDETs 2013.

Ao dialogar com Stúdio Rural, Raiza explicou que, dentre as diversas ações, o evento também contou com uma oficina de Gênero coordenada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), Beto Novaes, lançando o documentário ‘As Sementes’, que conta a história das mulheres e suas experiências com a agroecologia. “Depois de assistirmos o documentário tivemos participação de uma das personagens dando seu depoimento. Trata-se da agricultora assentada da reforma agrária, Maria Andrelice (Del), do Assentamento Dandara dos Palmares, no Estado da Bahia. Ela é uma das personagens do documentário exibido”, relata Raiza.

Ao contatar com o público ouvinte Serrana de Araruna e Queimadas FM, Raiza detalhou e evento e garante que os NEDETs já deixam claro a sua importância na nova forma de mobilizar o rural brasileiro. “É importante salientar que em uma dessas mesas, que foi a mesa que discutiu gêneros, nós fomos selecionados pra compartilharmos nossa experiência e sermos provocadores do debate, e como foi isso? Em cada mesa dessa foram pré-selecionados algumas ações de acordo com aquele tema. No caso da mesa um que era mesa de gênero o NEDET Cariri Oriental teve a sua experiência com gênero no território selecionada pra ser compartilhada de início e provocar o debate, essas pré-seleções foram realizadas em todas as mesas e aqui na Paraíba os dois que tiveram experiências selecionadas pra esse compartilhamento para a provocação no debate foi o NEDET Cariri Oriental e NEXTAP sob a coordenação do professor Márcio Caniello que também teve seu trabalho selecionado com relação as experiências com mesas de diálogo”, explica aquela assessora durante ampla entrevista via Rádio Queimadas FM e Rádio Serrana de Araruna AM 590 kHz.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top