Oficina planeja desenvolvimento sustentável do território rural do Cariri

Cerca de 60 lideranças dos municípios do Cariri paraibano participaram da Oficina Territorial/Plenária para discussão, deliberação e homologação do Regimento Interno e do PTDRS e Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri-Pb e Projetos Territoriais 2007/2008.

Stúdio Rural esteve no evento que aconteceu nos dias 16 e 17, quarta e quinta-feira, tendo como local o Centro de Eventos Maristas, em Lagoa Seca, e que contou com representações de agricultores, secretários municipais, parlamentares dentre outros.

Para o representante da Cooperativa Holos, Assis Melo, o evento cumpre o papel de discutir e avaliar seu plano de desenvolvimento sustentável e que foram apresentados um conjunto de propostas fruto de trabalhos realizados em oficinas pelos membros do Fórum, focando as realidades e entraves ao desenvolvimento, bem como as alternativas que serão utilizadas quando da elaboração dos projetos com muitas propostas e ações já sendo implementadas no Território Rural do Cariri paraibano.

Entrevistado pelo Stúdio Rural, José Braz Melo disse que com a existência do Fórum constata-se avanços significativos na micro-região caririzeira, falando da participação dos diferentes interesses unindo suas idéias pela melhoria da região. “Temos um espaço de discussão de fundamental importância já que antes a sociedade não tinha um espaço de ampla discussão, e aqui temos um espaço de disputas de segmentos e estes espaços vêm fortalecendo a sociedade civil que antes não participava, muitas vezes era beneficiada com um projeto feito num gabinete de um deputado, de um senador, de um governador ou de um prefeito e que estão aí os elefantes brancos, projetos que foram financiados pela Sudene e outras instituições que financiaram vários elefantes brancos que foram produzidos à nível de gabinete”, relata Braz.

Outro entrevistado pela equipe foi o presidente da CUT-PB e componente do Fórum, Luiz Silva, falou sobre a importância da sociedade, de forma organizada, se apropriar das políticas públicas que pense uma economia associada a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente, afirmando que grandes avanços já foram desenvolvidos e que outros passos estruturais devem ser implementados a partir da organização dos segmentos diversos de cada microrregião do estado.

Para o secretário de agricultura da cidade de Serra Branca e extensionista da Emater, Antônio Alberto de Albuquerque, o evento vem desde 2003 e deve intensificar suas ações já que é feito um resgate de potenciais e as formas de arrumar os recursos para o desenvolvimento da região e do seu povo. “É onde a gente tem as mais diversas discussões com relação á caprinocultura, apicultura, artesanato, enfim todo o nosso potencial é resgatado, trazido e levantado como a gente pode amparar recursos do governo federal das mais diversas formas e setores para poder fazer com que o agricultor esteja aportado naquela necessidade de seu desenvolvimento”, disse Alberto.

O governo do Estado da Paraíba esteve presente através do coordenador do Pronaf no estado, Antônio Carlos, que falou para os amigos ouvintes do Programa Domingo Rural, evidenciando a importância do Fórum e a intenção do governo paraibano em estar presente às reuniões, acatando as decisões tomadas pela maioria dos componentes que discutem, planejam, e buscam a execução por parte dos setores públicos municipais, estadual e federal. “Todas as decisões tomadas pelas comunidades até hoje, desde 2003, o governo tem participado delas e tem acatado e vai continuar acatando, porque como falei são decisões sábias feitas por quem na realidade conhece a problemática da agricultura no nosso Estado. Então, esse é o pensamento do governo, essas são as decisões do governo em apoiar todos esses Fóruns, todas as decisões e ser parceiro delas”, argumentou o representante do governo paraibano.

Em contato com o s ouvintes Domingo Rural, o prefeito da cidade de Soledade, Ivanildo Gouveia, falou sobre as discussões em torno de ações para a região caririzeira, citando como exemplo a construção do abatedouro que funcionará na cidade de Monteiro dentre outras metas à serem alcançadas para a região do Cariri.

Domingo Rural também conversou com a representante da Federação da Agricultura do estado da Paraíba, Maria de Fátima Elias Teixeira, que disse ser um espaço de fundamental importância para a execução de ações para toda a região que quando integrada as outras microrregiões fará do estado um estado forte e quando integrado aos territórios dos diversos outros estados fará do país uma nação de economia e sociedade forte com um meio ambiente equilibrado.

Finalizando a cobertura jornalista pela equipe do Programa Domingo Rural a técnica articuladora do Território do Cariri, Maria José Jovem de Freitas, disse que o evento foi satisfatório quantitativo e qualitativamente exemplificando a participação de um maior número de membros do Fórum a exemplo de prefeitos e componentes dos executivos municipais e a participação do governo do estado da Paraíba. “É um avanço muito grande, porque antes o governo não participava, e como todas as discussões têm que passar pelo Fórum ele(governo do estado) tem que obrigatoriamente está presente a partir de agora”, argumentou Jovem.

Fonte Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top