Paraíba tem primeira desapropriação de terra para reforma agrária em 2008

A fazenda São Nicolau, localizada no município de São Mamede, a 278 km de João Pessoa, na microrregião do Seridó Ocidental da Paraíba, foi declarada de interesse social para fins de reforma agrária.

A informação foi repassada pela assessora de comunicação do Incra-PB, Kalyandra Vaz, justificando que o Decreto Presidencial de desapropriação das terras foi publicado no dia primeiro deste mês e é o primeiro imóvel desapropriado na Paraíba em 2008.

Kalyandra informou que a fazenda tem 1.027 hectares e vai beneficiar 43 famílias que estão acampadas no local, sob a organização do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. “As famílias aguardavam a desapropriação há vários anos e estavam sobrevivendo com ajuda de cestas básicas distribuídas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PB) em convênio com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento”, revela Vaz.

Ela informou, ainda, que segundo o superintendente regional do Incra na Paraíba, Frei Anastácio, as famílias vão aguardar a imissão de posse do Incra, depois a publicação da portaria de criação do projeto de assentamento e, em seguida, o cadastro e homologação das famílias quando a partir daí os trabalhadores começarão a receber os incentivos financeiros do Governo Federal, através do Crédito Instalação, para garantir a segurança alimentar das famílias assentadas, pela compra de alimentos e aquisição de insumos agrícolas; a construção e recuperação de moradias; a segurança hídrica com a construção de pequenos sistemas de captação, armazenamento e distribuição de água; e a aplicação em bens de produção (sementes, mudas, matrizes animais etc) para a geração de renda.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

 

 

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top