Pecuária ganha grupo para desenvolver projetos para o setor
Agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agropecuários consolidaram, no dia 28 de fevereiro último, a criação da Rede Pecuária da Emater-RN. O grupo definiu prioridades de ação integrada no Rio Grande do Norte e já iniciou elaboração de projetos para busca de financiamentos iniciando também um mapeamento de competências e especialidades de cada profissional da Emater-RN visando aumentar o intercâmbio entre regiões e alcançar maior efetividade das ações locais.
Segundo o assessor da entidade, Iano Flavio de Souza Maia, durante a reunião, os técnicos da Emater-RN apresentaram o planejamento de cada região para 2007 e trabalharam a integração dessas ações. Estão previstos dias de campo, cursos práticos, seminários e torneios leiteiros, informou Iano e, contato com Stúdio Rural. Ele disse que este ano, em todo o estado, serão trabalhados temas como a implementação da instrução normativa 51, que afeta os produtores de leite bovinos e caprinos, além das campanhas de vacinação contra febre aftosa.
A Rede de Pecuária discutiu, ainda, a reformulação e adaptação de metodologias de extensão rural para trabalhar temas como ensilagem e fenação e o processo de ordenha higiênica. Outro tema que está em estudo pelos técnicos de pecuária é a implantação do projeto Ração Verde, que pretende incentivar a produção e armazenamento de forragens adequadas ao semi-árido.
Iano informou que para o assessor estadual de Pecuária, Paulo Correia, as ações de pecuária precisam desse trabalho integrado e para o assessor regional de Pecuária em Mossoró, José Emerson Costa a pecuária tem valor de fundamental importância para a agricultura familiar, devendo ter ações por da Emater que fortaleçam o segmento.
Fonte : Stúdio Rural
Deixe seu comentário