Previsão de chuvas anima produtores canavieiros da Paraíba

Os produtores canavieiros esperam ansiosos que as previsões de chuvas do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) para os próximos 60 dias se cumpram.

A afirmativa é da assessora de comunicação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), News Comunicação, justificando que para o presidente daquela entidade, Raimundo Nonato, os canaviais já passaram por duas estiagens este ano e que se as precipitações não se confirmarem a safra 2007/2008 poderá ser prejudicada.

News informou que o dirigente relatou que nos meses de fevereiro e março a categoria viveu períodos de ‘veranico’, resultando em morte da cana nova nos tabuleiros, situados principalmente em terra arenosa, sendo por isso, que têm esperança de que aconteçam chuvas normais em junho, julho e agosto.

Em contato com Stúdio Rural, Nesw acrescentou que a previsão do Inmet é de precipitações intensas no Cariri, Agreste e Litoral paraibanos, resultando em queda de temperatura. “Para junho e julho as chuvas devem alcançar 50 milímetros em menos de 24 horas”, relata.

News informou, ainda, que mesmo com essa perspectiva, a média pluviométrica de 2007 não dever ser tão alta, ainda de acordo com estimativas do instituto, uma vez que até o mês passado só foram registrados 620,8 milímetros. “Ano passado a média foi de 1.162,7 milímetros”, finaliza.

Fonte Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top