Programa possibilita compra de animais com alta qualidade genética para agricultura familiar

Agricultores familiares poderão contar com o financiamento rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para a compra de animais com alta qualidade genética e, ainda, ter o apoio da assistência técnica para a orientação na aquisição destes bovinos. É o que consiste o Projeto de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética), que terá seu lançamento nacional na próxima quinta-feira(03 de maio), durante a ExpoZebu 2007, em Uberaba (MG), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a assessora do MDA, Palova Brito, o projeto Pró-Genética é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), governos estaduais, Banco do Brasil e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Em contato com Stúdio Rural, Brito informou que o MDA será representado no lançamento do projeto pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar (Dater/SAF), Argileu Martins da Silva e que para a agricultura familiar, o Pró-Genética terá um importante papel na agregação de valor à pecuária bovina por meio do melhoramento genético e na ampliação da renda; no aumento da produção e na produtividade do rebanho; na transação comercial direta de produtor para produtor, sem intermediários e; na segurança da excelência do material genético adquirido, visto o controle de qualidade exercido pela ABCZ. “Além disso, os agricultores familiares terão acesso ao financiamento rural do Pronaf para a compra dos animais”, afirmou Palova, acrescentando que o crédito será disponibilizado de acordo com o grupo em que o agricultor familiar se enquadra, assim como já é feito para acessar as diversas linhas do Pronaf.

Brito informou que a assistência técnica terá o papel de levar conhecimento a estes produtores, proporcionando a integração entre pecuaristas familiares e criadores de elite, a partir da participação em feiras para a compra de animais com alta qualidade genética.

Um dia antes do lançamento do projeto (2 de maio), informou Palova, acontece o 1º seminário sobre Genética Bovina para Agricultura Familiar (Pró-Genética), dentro da programação oficial da feira, com o objetivo de discutir e apresentar propostas para implantação do Pró-Genética em nível nacional. “O seminário vai tratar de temas como a importância da Agricultura Familiar no Brasil, com o diretor do Dater/SAF/MDA, Argileu Martins da Silva; e Pró-Genética e a Experiência de Minas Gerais”, esclarece Brito, explicando que uma mesa-redonda vai abordar o tema Papéis e Atribuições no Pró-Genética, com os representantes do MDA, ABCZ, Contag, governos estaduais, agentes financeiros e unidades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top