Recursos Genéticos e Biotecnologia promove curso de Sistema de Qualidade

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, promoveu no período de 09 a 12 de julho de 2007 mais um curso de “Noções de Segurança em Laboratório”, sob a coordenação do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ).

Segundo a assessoria daquela unidade de pesquisas, o objetivo foi introduzir os profissionais da Unidade nas questões relacionadas à implantação de qualidade e naquelas relacionadas à segurança em laboratório, tendo como público alvo pesquisadores, analistas, assistentes e colaboradores, sendo obrigatório para esses últimos.

Também coordenado pelo NGQ, informa a assessoria, foi realizado no período de 25 a 28 de junho o Curso ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, com a finalidade de capacitar pesquisadores, técnicos responsáveis por análises e projetos de pesquisa e colaboradores para interpretar a norma NBR/ISO IEC 17.025, visando a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na Unidade.

O NGQ e o Comitê da Qualidade (CQ), segundo as informações repassadas ao Stúdio Rural, são as unidades responsáveis pela implantação do Sistema de Qualidade na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com base nas Normas NBR/ISO IEC 17.025 e NIT-DICLA 028 – Boas Práticas de Laboratório (BPL). “As duas normas têm em comum requisitos que exigem o conhecimento e a compreensão de seu conteúdo, por parte da equipe componente do escopo de implantação do SQ”, justifica, acrescentando que a fim de cumprir essa exigência e estar apta a solicitar de organismos certificadores, como, por exemplo, o INMETRO, a acreditação para os ensaios que realiza, a Unidade treinou multiplicadores que, desde 2006, têm se empenhado em transferir esses conhecimentos para o restante da equipe.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top