Representações da apicultura e meliponicultura paraibana criam federação durante Fórum Estadual

SR020717aAgricultores familiares apicultores e meliponicultores de todo o Estado da Paraíba realizaram a 52ª Reunião do Fórum Paraibano de Apicultura e Meliponiculta em evento acontecido no dia 25 de maio último, na cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano, momento em que criaram FEAMEPB, Federação de Apicultura e Meliponicultura da Paraíba.

Conforme o pesquisador da Emepa e diretor da associação do gênero no município de Areial, Leon Denis Batista do Carmo, a plenária contou com 26 representantes de associações de todo o estado discutindo temas relacionados a atividade com objetivo de, a partir da criação da federação, organizar a cadeia apícola e melipona do Estado bem como proporcionar o integrado desenvolvimento do setor.

Ao dialogar com Stúdio Rural Denis explicou que o fórum fez uma avaliação da realidade vivida durante os sequenciados anos de seca e constatou que o sertão vem se recuperando com as chuvas que vêm caindo observando um aumento na produção de mel e mais pessoas voltando para o desenvolvimento da atividade e que a região do Cariri é a região mais prejudicada o que fez com que muitos agricultores saíssem da criação. “A seca, a fome por falta de correto manejo, exposição das caixas ao sol, sede, ataque de predadores têm provocando diminuição, morte ou migração desses seres consequentemente diminuindo o número de criadores”, explica aquele pesquisador que na ocasião do evento foi eleito presidente da federação com o objetivo de estimular um modelo novo de manejo para as abelhas a exemplo de um manejo avançado para alta produção já implantado em alguns apiários; alimentação artificial; troca constante de cera; troca e seleção de abelhas rainhas dentre outras. “Rainhas novas São a chave do desenvolvimento da colmeia”, brinca Leon.

Ele acrescentou que no último levantamento, em 2014, havia pouco mais de 700 apicultores em todo Estado, número que se reduziu sensivelmente em consequência da seca e que em breve será realizado outro levantamento pela Feamepb para ter uma ideia mais clara da realidade.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top