Secretaria de Agricultura desenvolve vacinação contra aftosa no município de Alhandra

A Secretaria de Agricultura de Alhandra já começou a campanha de vacinação contra a febre aftosa no município enquanto primeira etapa do processo de prevenção do vírus que acontece até o dia 31 de maio.

A informação é da assessora de comunicação daquela secretaria, News Comunicação, explicando que a vacinação é aplicada duas vezes ao ano e que o secretário de Agricultura, Severino Pereira e técnicos da área estão acompanhando a aplicação das vacinas nas propriedades rurais do município.

Ao dialogar com Stúdio Rural aquela assessoria explicou que, dentro da campanha, os técnicos estão conscientizando os criadores de quê quem não vacine ou não apresente a notificação no tempo previsto estão sujeitos a punições como multas e impossibilitados de transportar e comercializar os animais, uma vez que não terão direito ao GTA (Guia de Trânsito Animal), além da exclusão dos programas do governo. “Desde o início da atual gestão do prefeito Marcelo Rodrigues que o abate do animal para venda, no município de Alhandra, só é realizado através da comprovação de vacinação do animal”, explica News esclarecendo que a expectativa é vacinar 1200 cabeças até o final da primeira etapa.

News lembrou, ainda, que a Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta bovinos e suínos, pode ser transmitida através de diversas formas e que a vacinação é a forma de evitar a doença, inclusive tirando toda responsabilidade do criador diante de qualquer eventualidade. “Segundo o técnico agrícola, João Rodrigues, a Secretaria de Agricultura está realizando visitas em todas as propriedades rurais de criação de gado de Alhandra para fazer, in loco, todo o processo de cadastro e regularização do rebanho”, explica News.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top