Secretária e técnicos do governo paraibano visitam experiências no Chile para fortalecimento do Desenvolvimento Humano na Paraíba

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano do governo paraibano (SEDH), Pollyanna Duatra, e uma comitiva de técnicos da pasta e da Secretaria de Representação Institucional (SERI) do Governo do Estado, participaram de um intercâmbio no Chile objetivando conhecer um conjunto de experiências naquele país com foco no combate à fome e à pobreza que possam ser aplicados na Paraíba, garantindo uma melhor focalização nas políticas públicas de assistência social.

Conforme a assessoria daquela secretária, Pollyanna classifica o Chile como país que tem políticas públicas muito avançadas na área social, sendo um grande parceiro do governo paraibano e também do Ministério do Desenvolvimento Social brasileiro, na pessoa do ministro Wellington Dias. “As coisas por aqui estão avançando bastante e tenho certeza de que iremos aprender muita coisa durante essa semana”, explica evidenciando o papel do diplomata Ricardo Mendes, componente da equipe e entusiasta do protagonismo do Chile na América Latina com relação ao desenvolvimento de políticas de combate à pobreza e extrema pobreza.

Durante toda uma semana de trabalhos que se iniciou na última segunda-feira (11), a equipe teve acesso a uma apresentação do Ministerio de Desarrollo Social y Familia y los Servicios Relacionados, além de conhecer o Registro de Informação Social do país (Registro de Información Social: Registro de Hogares y Calificación Socioeconómica), que categoriza os registros de habitações e a classificação socioeconômica de cada família alcançada pelos programas de assistência existentes no país.

Na terça-feira, explica aquela assessoria, a agenda prosseguiu com mais informações a respeito do registro, bem como do Sistema Intersectorial de Protéccion Social, sequenciou com conhecimentos sobre o Subsistema de Protección Integral a la Infancia (Chile crece mas), visitas técnicas além de apresentação do Sistema de Evaluación y Monitoreo Chileno, plataforma por meio da qual é realizado o monitoramento de todos os programas sociais do país. “Tenho certeza que levaremos para a Paraíba muito projeto bom na bagagem”, arrematou Pollyanna Dutra.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top