UFCG de Sumé desenvolve atividades durante Semana do Meio Ambiente

SR140618aDurante a primeira semana de junho a Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé, através do Projeto Solo na Escola, organizou diversas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente com ações que envolveram escoladas de municípios da região do Cariri Ocidental paraibano.

A professora daquele Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Adriana de Fátima Meira Vital, participou do Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo detalhando o conjunto das atividades que envolveram dezenas de estudantes da rede de ensino pública do município de Camalaú; usuários do Centro de Atenção Psicossocial Estação Novos Rumos de Sumé (CAPS), integrantes do Projeto Sumé com Flores; dentre outros e garante que já são anos trabalhados por aquele centro no sentido de fortalecer a cultura e economia de toda aquele e outras regiões daqueles territórios próximos. “É uma alegria de participar pra falar de solos, de conservação, de cuidado com a natureza que começa com o solo. Nós coordenamos o Projeto Solo na Escola aqui da UFCG e o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri, Pascar, e é socializar a ciência do solo, popularizar conhecimentos sobre o solo, agroecologia pretendendo a promoção da sustentabilidade dos recursos da natureza. Então nessa edição, e agora considerando a Semana do Meio Ambiente, o Projeto Solo na Escola com sua equipe valorosa organizou uma série de atividades para recepção de estudantes do ensino fundamental e médio aqui no campus universitário no espaço de educação e solos para que as crianças na experiência, na vivência prática conheçam um pouco e se apropriem da necessidade de aprofundar conhecimentos”, explica Adriana Vital em contato com nosso público ouvinte.

Ao dialogar com nossa equipe, aquela educadora explicou que o Campus tem sido espaço de fundamental importância para a construção do conhecimento participativo já que vem desenvolvendo suas atividades alternando atividades no espaço da universidade com ações de campo nos espaço sociais de diversos municípios e microrregiões da Paraíba e Pernambuco que estão no entorno daquele centro educacional. “Há quase dez anos a UFCG, aqui no Território do Cariri paraibano, tem provocado mudanças importantes em todos os setores, especialmente neste setor sociocultural, econômico, financeiro e intelectual na parte realmente de fomentar a necessidade de se aflorar nos estudos e dar visibilidade as comunidades, as juventudes, a aproximação com os movimentos sociais, o empoderamento da mulher que temos trabalhado sempre nesta ótica”, explica em parte de seu amplo diálogo com nosso público ouvinte.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top