Unidade Móvel da Embrapa promove treinamento durante a Expocrato

A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial promove treinamento em processamento de frutas tropicais, durante a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato 2010), que acontece deste domingo(11) a 18 de julho no Parque de Exposições do Crato (CE).

A informação é da assessora de comunicação daquela unidade de pesquisado, Verônica Freire, justificando que o equipamento móvel é um veículo adaptado para treinamentos em tecnologias desenvolvidas e adaptadas pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e que serão ministradas duas oficinas sobre processamento de frutas tropicais para produtores rurais da região, além de treinamento para técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Freire acrescentou que a abertura dos trabalhos ocorre na manhã desta segunda-feira, dia 12, e conta com a presença do chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira. “O veículo ficará estacionado no parque de Exposições do Crato. Serão abordados, durante o treinamento, além do processamento, métodos de conservação e envase, visando à produção segura dos derivados de frutas, como doces, frutas desidratadas e polpa de fruta conservada quimicamente”, relata aquela jornalista, lembrando que para o coordenador do curso, o engenheiro de alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical, Raimundo Marcelino da Silva Neto, a grande vantagem da Unidade Móvel é a superação da barreira da carência de programas e estruturas físicas adequadas para que as tecnologias de processamento cheguem aos produtores.

Ela lembrou ainda que a ação faz parte de projeto de transferência de tecnologia que visa à formação de multiplicadores em tecnologias e processos agroindustriais para agregação de valor ao caju e outras frutas tropicais e envolve recursos de R$ 119 mil, viabilizados pelo BNB/Fundeci. “Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial é fruto de parceria entre a Embrapa e o Conselho Nacional do Sesi (Consesi). Participou, ainda, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Sesi e do Senai”, explica Verônica ao dialogar com a equipe do Programa Domingo Rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Foto  : Verônica Freire

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top