Universidade paraibana realiza Simpósio de Zootecnia com participação de diversos estados nordestinos

Durante os dias 23, 24, 25 e 26 de abril o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba realizou o IX Simpósio Paraibano de Zootecnia que contou com alunos e profissionais da área de diversos estados nordestinos.

Stúdio Rural compareceu ao local, evidenciou o tema no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna, Rádio Bonsucesso de Pombal e Rádio Queimadas FM quando entrevistou diversas lideranças sobre a importância do evento que objetivou promover a integração entre a Universidade Federal da Paraíba e a comunidade, atendendo à demanda social e econômica existente, por meio da transferência de conhecimentos práticos e tecnológicos a produtores rurais, estudantes e profissionais da área.

Edilson Paes Saraiva é professor coordenador da graduação de zootecnia e presidente da comissão organizadora do simpósio, conversou com nossa equipe Stúdio Rural comentando ser um evento já tradicional que se destina a um público amplo que vem sendo oferecido desde 1996 e que vem registrando um crescimento contínuo e disse que tem ano a ano registrado presença de estudantes, educadores e profissionais de vários estados brasileiros. “Nós temos comitivas aqui da Bahia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Federal de Alagoas, Federal de Pernambuco, Federal do Maranhão, dentro destes estados também são várias universidades e então a gente tem comitiva dentro de cada um desses estados, de diferentes universidades, inclusive”, explica comemorando.

Alexandre Augusto Soares é aluno da UFRPE e presidente do Diretório Acadêmico do curso de Zootecnica daquela universidade pernambucana, participou do evento e de Domingo Rural falando sobre a importância e comentando ser momento ímpar para unir a classe dos estudantes pra discutir os avanços que vêm acontecendo na zootécnica que vem contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nordestina associada aos diversos nichos de profissões que estão ligadas ao setor primário. “O evento está superando as expectativas porque a gente vem dos diversos lugares, a gente debate e conhece o histórico de cada estado e procura melhorar cada vez, os palestrantes estão sendo bastante interativos em relação as suas palestras e a gente tem aprendido bastante coisa”, comenta ao dialogar com os ouvintes da 590 kHz, 87.9 MHZ e 590 kHz.

José Maurício Souza Campos é professor da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, (UFV), foi palestrante no evento e entrevistado no Programa Domingo Rural falando sobre a importância do evento dizendo que a UFPB está de parabéns pela visão e possibilidade de fazer com que o alunado daquela case pudessem interagir com os diversos palestrantes nos diversos dias de evento e falou sobre o que é a zootecnia enquanto instrumento importante enquanto profissão geradora de trabalho, renda e de alimentos para a sociedade em geral. “Eu acho que a zootecnia passa por uma evolução, na verdade uma ciência nova que foi feita por agrônomos e por veterinários, num passado bem recente agrônomos e veterinários criaram a zootecnia, então num médio prazo ela está criando a sua personalidade própria de produção e zootecnista cada vez mais ocupando espaço dele em termos de alimentos de origem animal”, explica durante parte de seu contato com o público ouvinte de nossas emissoras parceiras.

Presidente do Departamento Acadêmico de Zootecnica do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, Wendel Pires Carneiro, disse ter atendido a expectativa já que atingiu um público de cerca de 400 participantes que tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências já que foram alunos de diversos cursos da zootecnia espalhados pelos diversos estados do Nordeste brasileiro. “Essa parte é muito importante porque está divulgando o curso da gente pra outras regiões e mostrando a nossa capacidade em termos de estrutura, então é importante trazer esses alunos de tão distante pra trocarmos nossas experiências”, explica Wendel.

Segundo os organizadores, a Coordenação do Curso de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba vem realizando desde 1996 o Simpósio Paraibano de Zootecnia, e, neste ano, o evento na sua IX edição, foi realizado cumprindo importante meta no ensino, na pesquisa e na extensão.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top