Na Sudene: Cooperativismo paraibano participa de encontro nordestino sobre atividades produtivas das cooperativas

Dirigentes do Sistema OCB /PB e de onze cooperativas agropecuárias participaram, no último dia 11, do II Encontro das Cooperativas promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para conhecer as atividades produtivas das cooperativas e apresentar os instrumentos que a autarquia federal dispõe para fomentar o desenvolvimento do setor no Nordeste.

A informação é da assessoria de comunicação da OCB/PB explicando que o encontro reuniu lideranças de cooperativas e unidades estaduais do Sistema OCB de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Sergipe e que os representantes de cada estado apresentaram o trabalho desenvolvido pelas cooperativas no contexto de suas respectivas cadeias produtivas, as principais demandas e desafios do setor.

Do sistema OCB/Secoop-PB participaram o presidente, André Pacelli, o superintendente Pedro D’Albuquerque, técnicos da entidade além dos presidentes de unidades estaduais da Organização das Cooperativas Brasileiras: Malaquias Ancelmo de Oliveira (OCB/PE), João Nicédio (OCB/CE), e João Teles (OCB/SE). “O encontro teve também participação de dirigentes das seguintes cooperativas paraibanas: Catoleite (Catolé do Rocha); Cooprafe (Santa Rita); Capribom (Monteiro); Frutiaçu (Rio Tinto); Arteza (Cabaceiras); Coopervale (Itabaiana); Copaf (São Sebastião de Lagoa de Roça); Coopafab (Bananeiras); Comase (Cruz do Espírito Santo); Central Agropecuária Nordestina; e Extremo (João Pessoa)”, detalha.

Presidente da OCB paraibana, André Pacelli explicou que as entidades paraibanas apresentaram as principais cadeias produtivas nas quais o cooperativismo está presente, a exemplo da avicultura, caprinovinocultura, pecuária, fruticultura, além dos ramos de transporte, crédito, saúde e vários outros segmentos, mostrando que é possível a Sudene promover ações de desenvolvimento através da integração, da intercooperação, do fomento ao uso da energia solar, que barateia os custos de produção, e de parcerias público-privadas.

Conforme aquela assessoria, os dirigentes da Sudene apresentaram a missão e o trabalho desenvolvidos pelo órgão, bem como instrumentos de captação de recursos para o desenvolvimento das atividades das cooperativas. “O coordenador Gestão Institucional da Sudene, Rafael Feitosa, destacou a importância do evento para a atuação da autarquia junto ao cooperativismo regional”, explica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / OCB/PB

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top