Assunção participa de capacitação em Campina na busca de alternativas para alimentação da pecuária

Com a meta de buscar novas alternativas para o fortalecimento da pecuária do município de Assunção, Cariri Ocidental paraibano, o chefe de gabinete e ex-secretário da Agricultura, Alexandro Patrício Santana, participou de uma capacitação sobre o uso da Maniçoba na alimentação do rebanho acontecida no último dia 13(Clique e Veja), na sede do Insa, em Campina Grande.

Alex explicou ter sido importante encontro por enfatizar a cultura da maniçoba como sendo uma cultura alimentícia de importância fundamental quando adequadamente utilizada, fazendo com que pouco a pouco pecuaristas de toda a região percam o medo que tinham no passado quando, em razão do equivocado uso, matavam seus animais. “Esse encontro realizado no Insa onde foi debatido o uso da maniçoba na alimentação é de grande importância para nós pequenos criadora de toda a região do Cariri, foi muito proveitoso porque tiramos muitas dúvidas e, através disso, foi possível quebrar aquele tabu de que a maniçoba não serve pra nada, pelo contrário, fica visto que ela serve e serve muito sabendo bem aproveitar”, explica aquele gestor.

Ele justificou que a região é rica em áreas com vegetação nativa da maniçoba e disse acreditar que muito pode ser feito pelas gestões públicas no incentivo de práticas do uso do produto, preservação da cultura existente e ainda possa implementar ações para o processo de plantio e multiplicação da maniçoba por parte das famílias agricultoras pecuaristas. “Nossa região é rica na maniçoba nativa, então a gente sabendo aproveitar com os tratos certos é de grande valia na alimentação de nossos animais tendo em vista que em todo local que você chega você encontra a maniçoba”, explica ao dialogar com nosso público ouvinte Stúdio Rural.

Patrício explicou que a gestão municipal tem intensificado ações na busca de alternativas para o processo de convivência com a realidade semiárida do município e região e garante que encontros e intercâmbios são ações fortalecedoras para a adoção das novas tecnologias apropriadas. “A visão da gestão é sempre essa, buscar melhorias para o pequeno agricultor produtor e participei desse encontro em companhia de nosso agrônomo, Welinton Alves, com o intuito de trazer novos conhecimentos para nossos pequenos agricultores produtores, para que facilite a vida deles nos meses que não tiver ração em abundância e, dessa forma, incentivar cada vez mais a nossa agropecuária”, explica enfatizando trabalhos que estão sendo empreendidos para o fortalecimento da caprinocultura de leite de forma integrada com municípios da região.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top