Bodega Agroecológica em Soledade contabiliza saldo positivo ao longo de 2009

Ser um espaço de vendas dos produtos da agricultura agroecológica componentes dos municípios próximos a Soledade é a meta e objetivo da Bodega Agroecológica situada no centro da cidade daquela cidade e que apresenta ao público consumidor de cidades diversas a linha der produtos pelas famílias agricultoras, linha que vai de verduras, legumes, produtos da pecuária regional, artesanato dentre outras.

A Bodega Agroecológica fecha o ano contabilizando pontos positivos e conseguindo ser o principal ponto prático de divulgação do papel sustentável da agricultura familiar agroecológica que trabalha com práticas sustentáveis que pesem a qualidade de vida das famílias, dos consumidores e do meio ambiente.

A jovem agricultora, estudante e representante de vendas na Bodega Agroecológica, Rogéria Campos de Morais, afirma que aquele empreendimento está cada vez mais procurado em razão da ampla linha de produtos diversificados, em razão da localização no Centro de Soledade que é ponto de passagem na linha Campina Grande Sertão e pela qualidade do produto que faz a diferença por ser produzido sem uso de venenos e ou produtos que causem impactos negativos ao meio ambiente. “Diante dos agricultores a importância é grande, é uma conquista onde eles produziam seus próprios produtos e não tinham o seu ponto de comercialização”, explica a vendedora dos produtos, argumentando que a clientela de uma semana já deixa claro o que vai querer para o a próxima compra o que aproxima o agricultor da realidade de produção. “Tem do município de Pedra Lavrada tem um grupo de mulheres que trabalha com beneficiamento de frutas, tem de Juazeirinho um grupo de jovens que trabalha com beneficiamento de frutas, tem grupo de mulheres de Caiana que trabalham com hortaliças, tem Cubati também, Santo André também”, exemplifica.

Rosimare Alves da Silva(foto) é assessora do Coletivo e agricultora na comunidade Canoa de Dentro, município de Pedra Lavrada, e confirma as vantagens de se ter um espaço de vendas dos produtos agroecológicos da agricultura familiar. “Pra gente mesmo, para os agricultores lá de minha região é coisa que está sendo muito boa, muito positiva, porque estamos aproveitando cada momento para a gente fazer com que aquilo ali cresça mais e aproveitando tudo aquilo que a gente tem lá na agricultura, ao redor de nossa casa, as plantas e frutas a gente está trazendo tudo pra cá e comercializando e acho que está melhorando tanto a nossa renda e nossa comercialização porque as vezes a gente tinha em casa, mas a gente não tinha como divulgar e quando está ali a gente já está tendi mais uma divulgação e ali na Bodega não está só o produto, mas também está toda história do agricultor”, relata a agricultora.

Ela garante que o modelo de produção e comercialização geraram mais solidariedade entre as comunidades, citando como exemplo a forma como se entrega os produtos na Bodega já que as famílias que estão indo ao centro urbano logo perguntam se tem produto para ser levado ao centro comercial do agricultor agroecológico.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top